Cidadeverde.com

Piauí e Rio Grande do Sul são Estados onde casamentos duram mais, diz IBGE

Imprimir

Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Piauí, juntamente com Rio Grande do Sul, é a unidade da Federação onde os casais passam mais tempo unidos. No Brasil, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio foi de 15 anos, enquanto que nos dois estados a duração de casamento é de 18 anos. 

O balanço do IBGE revela também a taxa geral de divórcios dos casais brasileiros. Conforme as estatísticas, o Piauí tem o terceiro menor índice de separações do Brasil: 1,34%, ficando atrás somente do Amapá [1,30%] e Rio Grande do Norte [1,1%]. Em números absolutos, o Piauí registrou 2.102 divórcios no ano passado.

Outro dado divulgado no levantamento expõe que, em 2015, foram registrados 12377 casamentos no Piauí. Destes, apenas 16 foram entre pessoas do mesmo sexo: 7 entre homens e 9 entre mulheres, o que coloca o Estado com o menor registro de casamento entre pessoas do mesmo sexo da região Nordeste. O índice segue na contramão do Brasil, que registrou aumento de 15,7% de uniões gays entre 2014 e 2015, superando até  o casamento entre pessoas de sexo diferentes, que cresceu  apenas 2,7%.

As Estatísticas do Registro Civil reúnem informações sobre os nascidos vivos, casamentos, óbitos e óbitos fetais informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, bem como sobre os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos de Notas.

O resultados da pequisa, segundo o IBGE,  constituem importante instrumento para o acompanhamento da evolução da população brasileira. As Estatísticas do Registro Civil são publicadas desde 1974 e fornecem um elenco de informações relativas aos fatos vitais e aos casamentos.

 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais