Cidadeverde.com

Prefeito cassado some com o veículo oficial de Pavussu

Imprimir
Na última sexta-feira (5), a Câmara Municipal de Pavussu, 402 km distante de Teresina, cassou por unanimidade o mandato do prefeito Josimar da Costa e Silva (PTB). Ele é acusado de corrupção, improbidade administrativa e formação de quadrilha. Entre outros crimes, já denunciados até pelo Ministério Público Estadual, ele teria feito empréstimos fraudulentos junto ao banco Matone, utilizando de laranjas. Agora, os vereadores acusam o prefeito de ter fugido levando pertences da prefeitura, inclusive o carro oficial.

De acordo com Francisco de Assis Ferreira Fé, vereador do PRTB, o processo se arrastou por meses enquanto o prefeito conseguia liminares na Justiça. Só depois que quatro delas foram derrubadas pelo desembargador Raimundo Eufrásio no Tribunal de Justiça do Piauí, os vereadores puderam realizar a sessão, que contou com a ausência de Valdemar da Costa e Silva (PSDB), irmão do prefeito. O vice, Genival Barbosa de Melo, quer assumir a prefeitura, mas segundo Francisco, até computadores sumiram.

"Ele é meu sogro, mas somos oposição , estamos em lados opostos", explicou Francisco, denunciando o desaparecimento também de secretários e pessoas ligadas ao ex-prefeito, acusado ainda de registrar obras nunca realizadas, como uma ponte sobre um riacho que não existe. O juiz da comarca de Itaueiras já teria solicitado até a quebra dos sigilos bancário e telefônico, além do bloqueio de bens do ex-prefeito.

O promotor Ruzvel Lima Verde, do MPE, confirma que ajuizou ação de improbidade contra o prefeito  em junho de 2008. "Provas eu garanto que não faltaram", garantiu Ruzvel, que estranha o caso até agora não ter sido julgado. Ele também pediu que a delegacia geral investigue as denúncias sob a ótica de crime. Outra denúncia é contra o controlador Antonio Ribeiro Paiva, candidato a vereador em Altos. O MPE acredita que ele, com apoio de Josimar, tenha desviado salários de médicos do programa Saúde da Família.

O Cidadeverde.com tentou localizar o prefeito Josimar nos seus telefones em Pavussu, mas não obteve sucesso.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: