Cidadeverde.com

Especialista fala sobre prevenção à diabetes no Notícia da Manhã

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta terça(29), recebeu o médico endocrinologista, Wallace Miranda, para falar sobre diabetes. O telejornal aborda o assunto no final do movimento Novembro Azul, que realiza ações de prevenção à essa doença crônica, que não tem cura e atinge 12 milhões de pessoas no Brasil.

Segundo o endocrinologista, esse número pode ser bem maior porque metade das pessoas não sabem que têm à enfermidade.

Entre os tipos de diabetes, a mais comum é o tipo 2, que tem relação significativa com a genética, o envelhecimento, o excesso de peso, o estilo de vida e a alimentação.

O médico alertou que a diabetes é silenciosa e o paciente não percebe que está tendo complicações, por isso é preciso um acompanhamento periódico mesmo não sentindo nada. Ele defendeu ainda uma busca ativa, especialmente em pacientes com propensão maior a desenvolver a doença, que são pessoas com sobrepeso, sedentárias, com taxa de colesterol e  pressão arterial elevadas, com familiares de primeiro grau com diabetes e individuos acima de 45 anos.

Wallace citou os principais sintomas apresentados por pessoas com valores bem elevados de glicose no sangue, que são urinar bastante, ingerir bastante líquido e perder peso de forma rápida. No caso de valores pouco aumentados, o especialista lembrou que a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, visão embaçada e turva, dor e cansaço nos membros inferiores.

O endocrinologista ressaltou ainda que uma alimentação balanceada e a prática rotineira de atividade física ajudam a prevenir a diabetes.

Confira no vídeo o quadro Saúde sobre Diabetes!


Marcelo Lopes
[email protected]   

    

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais