Cidadeverde.com

Trabalhadores paralisam coleta de lixo em Teresina por atraso nos salários

Cerca de 2 mil trabalhadores pararam os serviços de capina e coleta de lixo em Teresina, desde a noite de ontem (12). Segundo a categoria, há três meses o salário está sendo pago com grande atraso. Dessa vez, com a chegada do fim de ano, o atraso foi maior, e os trabalhadores informaram que só retornarão ao trabalho com o pagamento. 

Um dos trabalhadores que não quis se identificar, por temer represálias, informou que ele e os colegas normalmente recebiam até o 5º dia útil do mês.

"Mas nos últimos três meses eles estão pagando parcelado. Até agora só recebemos metade do pagamento e sem previsão de que o restante seja pago. Estamos aguardando um posicionamento. Até lá, continuaremos parados e mobilizados", informou. 

Ele destacou que na noite de ontem, a coleta deixou de ser feita na zona Norte e no Centro de Teresina. Hoje pela manhã, o serviço foi suspenso nas zonas Leste e Sul. 

A prefeitura de Teresina informou que até a tarde de hoje (13) a situação será normalizada.

"Houve um problema com atraso de pagamento aos funcionários, mas o problema já está sendo solucionado e os serviços serão restabelecidos ainda na tarde desta terça-feira", informou a prefeitura. 

Segundo o profissional, são cerca de 2 mil trabalhadores em toda a capital, que atuam em dois turnos. A empresa contratada para prestar o serviço, Litucera, está na capital há seis meses.

O vencimento dos trabalhadores é de R$ 1.100,00 para os motoristas e de um salário mínimo, mais adicional de insalubridade para os coletores e demais atividades. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais