Cidadeverde.com

Taxas de juros ficam estáveis em novembro, após caírem em outubro

Imprimir

Após registrarem a primeira queda em dois anos no mês de outubro, as taxas de juros das operações de crédito ficaram estáveis em novembro deste ano, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).

A taxa de juros média geral cobrada das pessoas físicas ficou estável em 8,20% ao mês - a menor desde agosto de 2016.

Das seis linhas de crédito de pessoa física pesquisadas, a taxa de juros do CDC-Bancos-Financiamento de veículos ficou igual, as de empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeira foram reduzidas e as do comércio, de cartão de crédito rotativo e de cheque especial subiram.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica teve leve alta de 0,01 ponto percentual no mês, passando de 4,81% ao mês em outubro de 2016 para 4,82% ao mês, em novembro - a maior desde agosto de 2003. Das três linhas de crédito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (desconto de duplicatas e conta garantida) e uma teve sua taxa de juros reduzida no mês (capital de giro).

O Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual na última reunião, no entanto, os reflexos ainda não apareceram. “Com certeza essa queda eventualmente será repassada para as taxas de juros das operações de crédito e será observada na próxima pesquisa de juros, a ser divulgada em janeiro de 2017”, disse o diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais