Cidadeverde.com

Gil Carlos defende reuniões anuais entre prefeituras e Governo do Estado

Imprimir

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, defende que as questões relacionadas aos investimentos e parcerias do Executivo Estadual e as prefeituras do Piauí devem ser discutidas anualmente. O gestor é candidato a presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM e essa é uma das propostas da sua plataforma de campanha. 

Segundo Gil Carlos, os prefeitos devem ter uma participação maior nas discussões em torno de investimentos relativos a obras e ações diretas. "Queremos que, anualmente, o governo do estado se reúna com os prefeitos em assembleia geral para tratar do planejamento do ano subsequente, principalmente em relação a orçamento, para que assim, junto com os prefeitos, trate das questões de desenvolvimento regional. Ao invés de fazer a cada quatro anos, faremos uma reunião por ano", explica.

Os gestores municipais também devem estreitar as relações com os órgãos federais, como a Caixa Econômica, a Funasa, a Codevasf, grandes parceiros na execução de obras nas áreas estruturais dos municípios. Para Gil, a APPM precisa acompanhar a assinatura e execução dos convênios entre as cidades e os órgãos, prestando assessoria necessária ao andamento correto das ações. 

É preciso ainda, segundo o candidato a presidente, que os prefeitos tenham também mais proximidade com os órgãos de controle, especialmente o Tribunal de Contas do Estado. "Poderemos, através dessa assembleia anual, debater as questões do controle interno, principalmente da prestação de contas dos municípios, quais são as principais inconsistências que levam à dificuldade da aprovação da prestação de contas. Assim poderemos colocar os prefeitos, de fato, como protagonistas das políticas públicas estaduais", afirma.

A votação que definirá o novo presidente da APPM acontecerá no dia 06 de janeiro, após a posse de todos os gestores em seus municípios. Gil Carlos concorre pela coligação "Prefeitos unidos, APPM atuante" e seu vice é Jonas Moura, prefeito de Água Branca.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais