Cidadeverde.com

Regularização: Detran Piauí libera 7.143 veículos do pátio

Imprimir

Em Teresina, 8.868 veículos registraram entrada no pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) neste ano. Do total, 7.143 já tiveram a situação regularizada por parte de seus proprietários. A motocicleta lidera no número de apreensões, com 6207 registros.

Para Arão Lobão, diretor geral do Detran, o aumento do número de remoções se deu pela intensificação das fiscalizações que estão ocorrendo em todas as zonas da capital e o que se percebe é que os veículos com licenciamento em atraso ou com débito de multas estão entre as principais causas de apreensões.

“Durante as blitzen percebemos várias irregularidades. É necessário que o condutor se conscientize que para circular livremente, o veículo precisa estar de forma regular”, esclarece.

Os proprietários interessados em retirar o veículo do pátio do Detran, devem quitar os débitos existentes, sejam eles referentes a taxas de licenciamento,  seguro obrigatório, taxas ou despesas de remoção e depósito. Após o pagamento, o condutor deve abrir um processo no posto do órgão para solicitar a retirada. Apenas o proprietário ou representante legal, através de procuração pública, podem fazê-la.

Caso o veículo não seja retirado em até 60 dias, o Detran iniciará o processo para levá-lo a leilão. Os proprietários serão notificados e após 30 dias, caso não haja a regularização, é lançado um edital. Eles ainda contam com o prazo de até o dia anterior ao leilão para a retirada do veículo, assim o órgão dá um prazo máximo de 150 dias para o condutor regularizar a situação diante do órgão.

Leilões

Quem pretende adquirir um carro, moto ou peças para revenda, o leilão de veículos do Detran é uma oportunidade. Com valores abaixo do mercado, os veículos leiloados pelo Departamento chegam a ter preço, em média, 30% menor que o de tabela. Em 2016, o órgão realizou 14 leilões todo do estado. Ao todo, 2.093 lotes foram disponibilizados para arremate somente neste ano.

"O principal motivo da apreensão dos veículos é o licenciamento em atraso. Muitas pessoas permanecem na cultura de que o veículo pode trafegar pela cidade e interior sem estar com a documentação em dia”, afirma o diretor de Infrações do Detran, Levi Gomes.

De acordo com o diretor, os veículos permanecem no pátio porque muitos proprietários, ao terem o veículo apreendido em blitzen de fiscalização, deixam de fazer o resgate, por ser obrigatória a quitação dos débitos. "Por terem um preço menor que os veículos do mercado, em tempo de crise, muitos piauienses tem aproveitado essa oportunidade para comprar um veículo. A maioria encontra-se em bom estado de conservação e o índice de sucatas é bem menor”, destaca Levi.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais