Cidadeverde.com

Chuva aumenta o número de moscas e infectologista alerta para doenças

Imprimir

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa esteve no programa Notícia da Manhã, desta quinta-feira (29), e alertou para alguns problemas que chegam com as chuvas. Um deles, é a infestação de moscas. “A fase larvária do inseto é no chão, que é cheio de matéria orgânica, quando começa a chover elas eclodem e invadem as residências”, esclareceu o médico.

De acordo com o profissional, a mosca é um inseto que gosta de matéria orgânica, como lixos, e depois de pousarem nestes locais, pousam também nos alimentos, trazendo bactérias nocivas às pessoas, e eventualmente podem trazer outros organismos como o vírus da hepatite A, causando também hepatite epidêmica. O maior problema são as diarreias.

Alguns cuidados, como casa telada, cobrir alimentos, manter o bairro limpo, evitar acúmulo de lixos nas residências devem ser tomados. No entanto, é preciso estar atento, pois nas infecções, não dá pra identificar a origem, se é das moscas ou de alimentos mal lavados, por exemplo.

No caso de aparecimento da doença, é necessário bastante hidratação e repouso. “Raramente precisa de antibiótico, porque a maioria é causada por vírus, mas se vier acompanhado de febre, é necessário buscar um serviço de saúde”, alertou o infectologista.

O médico falou ainda do controle do Aedes aegypti, e considera que as medidas adotadas para o controle do mosquito não têm alterado a transmissão da doença ao longo dos anos. “Atualmente temos já estabelecidos o vírus da dengue, zica e chicungunha”.

Clique no vídeo e veja a entrevista completa:

 

Da Redação
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais