Cidadeverde.com

Calote faz STJD suspender clubes de competições; lista tem até time que estava na Série A

Imprimir

A nova temporada não começou muito bem para alguns clubes do futebol brasileiro. Por calote no pagamento de multas, ao menos sete equipes foram suspensas de competições nacionais pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira.

Entre os punidos, está o Joinville, equipe que disputou a primeira divisão do Brasileiro há dois anos, quando foi rebaixada. A dívida com o STJD é de R$ 10 mil e corresponde a punição do pleno do tribunal por mau comportamento dos torcedores do JEC, que atiraram fogos e rojões no gramado durante o duelo contra o Avaí na Série B, em 23 de setembro.

Outras equipes punidas até a publicação deste texto foram o Guaratinguetá (jogou a Série C em 2016), o Gama (jogou apenas a Copa do Brasil), o ASA (Série B), o Pinheirense-PA (nem jogou competições nacionais no último ano), o Comercial-MS (Série D) e o Parnayba-PI (Série D), mas a lista deve ficar maior até o final do dia.

No final de dezembro, o presidente do STJD, Ronaldo Piacente, deu um prazo aos clubes inadimplentes para que os pagamentos forem feitos. Como o prazo não foi . A aplicação de multas é uma das penas do tribunal. No final de 2016, o valor arrecadado foi destinado para um fundo para ajudar na recuperação da Chapecoense.

Agora a pena dada aos inadimplentes foi bem mais severa. Eles foram suspensos de competições organizadas pela CBF, segundo os artigos 48 e 83 do Regulamento Geral de Competições da entidade nacional. A suspensão não cabe recurso. Para anular a pena, a equipe precisa quitar a dívida. O STJD permite até o parcelamento total do valor.

 
Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais