Cidadeverde.com

Piauí investe no desenvolvimento da piscicultura na região do semiárido

Imprimir

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da região do Semiárido piauiense, por meio da implantação e modernização da infraestrutura de produção, com incremento de alta tecnologia para a criação de tilápias, o Projeto Viva o Semiárido está sendo desenvolvido no município de Dom Inocêncio, na comunidade Moreira. O projeto consiste na criação de peixes em tanques redes. A iniciativa conta com 56 tanques de engorda, seis tanques redes berçários e uma plataforma de manejo dos peixes.

O povoamento dos berçários foi realizado com a colocação de 26 mil alevinos de tilápia. A comunidade aguarda a chegada de mais 26 mil. Em breve, será realizada uma repicagem dos alevinos, para que a partir daí eles possam entrar na fase juvenil, depois para as fases de recria, engorda e terminação.

Este plano de negócio contempla também a aquisição de um barco, uma mini fábrica de gelo, uma plataforma para manejo e despesca dos tanques-rede e aquisição de um triciclo para ajudar no transporte de material e equipamento do pescado.

O projeto foi iniciado pela Codevasf com 30 tanques já na fase de despesca, e reforçado agora com o apoio do Governo do Estado. Atualmente, a ação é executada pelo Emater em parceria com a Codevasf, Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio-PI e Banco do Nordeste.

O Emater atuará no acompanhamento e prestação de assistência técnica de forma sistemática em todas as etapas do projeto de criação de tilápias no período de um ano conforme contrato, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.

A ação contempla cerca de 20 famílias e está orçada em 200 mil reais.  Entre os resultados para a implantação do projeto estão o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos no município, contribuindo para a fixação do pequeno produtor em seu município de origem, além do aumento da oferta de pescado, de tal forma a fortalecer a atividade de piscicultura intensiva em todas as etapas, desde o processo produtivo, industrialização e comercialização. A iniciativa também impulsiona atividades que se identifiquem com as necessidades da comunidade, como programas ambientais, culturais e sociais. Por fim, disseminar o cultivo racional de peixes com a visão da sustentabilidade ambiental.

Apoio para agregação de valor e aumento de renda

Geração de renda por meio da agregação de valor para a comercialização da tilápia. Esta ação está sendo realizada junto a agricultores familiares na localidade Moreira, município de Dom Inocêncio. Os moradores da comunidade estão recebendo apoio do Governo do Estado, por meio do Emater, para a criação de tilápias. Para tanto, o órgão iniciou, na última semana, um curso de filetagem do pescado. A ação faz parte do Programa Viva o Semiárido, motivado por meio da sensibilidade da coordenação de Assistência Técnica Sistematizada.

A associação da localidade Moreira recebeu junto ao Programa financiado pelo FIDA um investimento no valor de 200 mil destinados à criação, manejo e comercialização de tilápias. Este projeto foi iniciado pela Codevasf, e agora contará também com o apoio do Governo do Piauí. Estes recursos irão contemplar a compra de mais de 50 mil alevinos, a aquisição de um barco, uma mini fábrica de gelo, uma plataforma para manejo e despesca dos tanques redes, e aquisição de um triciclo para ajudar no transporte de material e equipamento do pescado.

Fonte: CCOM
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais