Cidadeverde.com

O limão ajuda a combater diversas doenças do sistema digestivo

Imprimir

Melhor com limão

O limão é utilizado em muitos pratos e bebidas, às vezes para dar sabor ou apenas um toque de acidez à bisteca, aos peixes ou guisados. Mas além de seu delicioso sabor em tortas e sorvetes encontramos grandiosas propriedades curativas. Seu grande teor de vitaminas o converte em um grande depurador de toxinas e um implacável bactericida. Os teores nutritivos do limão envolvem vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP), a vitamina C em grande quantidade e a vitamina P, além de minerais como o potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro e flúor, bastante água e fibras. Seu baixo valor calórico, 40 calorias para cada 100 g, o converte em uma fruta ideal para dietas hipocalóricas.

Propriedades curativas do limão
Seu alto teor em vitaminas o coloca no topo do ranking de frutas com potencial curativo, por ser um poderoso antibiótico natural, depurativo e antibacteriano. Seu alto teor em vitamina C ajuda a reforçar nossas defesas e ajuda a combater uma infinidade de doenças, dentre elas:

- Resfriados e gripes. O alto teor de vitaminas ajuda o aparato respiratório a combater doenças que vão desde um simples resfriado à amidalite, gripes ou asma. Podem ser combatidos com suco de limão adoçado com uma colherzinha de mel.
- Antiviral. Não só é efetivo contra os vírus da gripe, como também contra uma grande variedade de organismos intrusos, valendo-se do terpeno limonóide, um componente próprio que consumimos no suco natural de limão.
- Limpeza intestinal. Consumir uma xícara de água morna com o suco de um limão em jejum nos ajudará a ativar o intestino, melhorando seu bombeamento além de limpar e desinfetar todo o trato intestinal. Essa terapia também desintoxica o fígado.
- Antitumoral. Tem componentes anticancerígenos que impedem a divisão das células cancerígenas, por isso seria conveniente incluir em nossa alimentação diária como preventivo, além de ser um poderoso antioxidante. Consumi-lo em sucos ou como tempero em saladas.
- Elimina cálculos no fígado e vesícula. Tome meio copo de azeite de oliva com o suco de vários limões ao deitar e outro ao levantar, pela manhã.
- Equilibra o pH. Ainda que o limão seja ácido, tem um efeito alcalino no organismo, por isso é muito benéfico consumi-lo sem adoçar para equilibrar os ácidos.
- Cérebro e sistema nervoso. Na casca do limão encontramos a tangeretina, um fitonutrientes que é eficaz contra transtornos do cérebro e sistema nervoso, como o Parkinson. É conveniente utilizar a casca ralada para incorpora-la a nossa alimentação.
- Transtornos oculares. O fitonutrientes rutina colabora para melhorar os sintomas de transtornos oculares como a retinopatia diabética. Consuma o suco natural ou com água sem açúcar.
- Diabetes e alergias. Os limões são ricos em hesperidina, que abaixa o excesso de açúcar no sangue e alivia os sintomas das alergias. Consuma apenas o suco natural da fruta.
- Feridas. O limão ajuda a cicatrizar todo o tipo de feridas, devido ao seu grande poder desinfetante. Pode ser usado tanto interna quanto externamente.

 

Para consumir o limão de forma assídua e em grande quantidade é aconselhável consultar a um médico ou dentista, pois cada organismo é um mundo e existem algumas contraindicações em pessoas com anemia ou escassez de minerais, fragilidade dos ossos e qualquer outro problema onde seu alto consumo não possa ser recomendado.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais