Cidadeverde.com

Candeeiro Cultural canta músicas de reisado no Cidade Viva

Imprimir
  • reis_7.jpg Marcelo Lopes
  • reis_6.jpg Marcelo Lopes
  • reis_5.jpg Marcelo Lopes
  • reis_4.jpg Marcelo Lopes
  • reis_3.jpg Marcelo Lopes
  • reis_2.jpg Marcelo Lopes
  • reis_1.jpg Marcelo Lopes

No dia de santos reis, seis de janeiro, o Cidade Viva trouxe para o palco o grupo Candeeiro Cultural, criado em 2012 pelo professor e sanfoneiro Mestre Agenor. A atração apresentou tradicionais músicas do Reisado, uma festa popular e folclórica que retrata a chegada dos três reis Magos à gruta onde nasceu o menino Jesus.

O grupo fará uma apresentação nesta sexta-feira(06/01), no Parque da Cidadania, a partir das 18 horas.

O Candeeiro Cultural é formado por familiares do seu Agenor e crianças da comunidade do bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina, onde reside o mestre.

Participaram da apresentação no programa: Reoná e Rejane, filhos de seu Agenor e tocadores de rabeca e zabumba, respectivamente; o violonista Edmilson, irmão de Agenor; e as crianças Guilherme, representando a burrinha, e Cássia, que toca triângulo.

Segundo mestre Agenor, o grupo surgiu para resgatar as manifestações culturais e folclóricas do Piauí e, segundo ele,  para dá uma “sacudida nessa cultura que está se acabando”. O professor disse que além do reisado, o Candeeiro Cultural faz apresentações de boi, baião, pisa na fulô, entre outras expressões da cultura popular.

Sobre o Reisado, mestre Agenor revelou que, recentemente, descobriu no município de Avelino Lopes, Sul do Piauí, um reisado de linha, totalmente diferente do tradicional, sem figuras e somente com o cortejo.

O mestre mostrou muita empolgação com a descoberta, que trouxe-lhe um estímulo a mais para seu retorno às pesquisas e produções culturais, após ficar praticamente parado em 2016, por conta de um problema de saúde.

Curta a apresentação do Candeeiro Cultural no Cidade Viva!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais