Cidadeverde.com

Aluguel vencido teria fechado PSF em Pedro II; Prefeitura nega

Imprimir
O vereador Raimundo Nonato Oliveira (PT) denunciou que o posto de saúde do bairro Chapadinha, na cidade de Pedro II, foi fechado por falta de pagamento do aluguel do prédio. A equipe do Programa Saúde da Família (PSF) que trabalhava no local teria sido despejada pela proprietária do imóvel devido a um atraso de pagamento de cinco meses. A Prefeitura nega o fechamento e diz que a denúncia da oposição é eleitoreira.

Segundo o vereador, que denunciou na Câmara a situação da saúde na cidade, apenas duas das oito equipes de saúde do município funcionam regularmente. Ele afirma que os profissionais estão deixando de trabalhar também no hospital por falta do recebimento dos salários. ?A saúde de Pedro II está um verdadeiro caos. Temos que mandar os pacientes para Pedro II para receber atendimento e quando o caso é mais específico eles têm que ser levados para Teresina. Até terceiros tem que socorrer os pacientes?, afirmou Raimundo Oliveira.

O vereador relatou que o caso já foi levado à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público, mas até agora nenhuma providência foi tomada no município.

O Cidadeverde.com procurou a secretária de Saúde de Pedro II, que negou que o posto esteja fechado. Elba Laísa Barroso se disponibilizou a visitar o local com a reportagem na próxima semana e disse que o vereador da oposição fez a denúncia por conta das eleições. "Não tem nenhum posto fechado", garantiu Elba, esclarecendo que houve um pedido para a Prefeitura desocupar o prédio, mas isso só deve ser feito dentro de três meses.

De acordo com Elba, o contrato de aluguel é renovado de três em três meses, mas dessa vez o morador pediu a casa para fazer uma reforma antes de receber a família no fim do ano. Um novo local será procurado para o funcionamento do posto, e deverá passar por reformas para atender os padrões do Ministério da Saúde. "Não está fechado, até porque é ilegal fechar um PSF", acrescentou a secretária.

Ela relatou ainda que a Prefeitura vem encontrando  problemas de concorrência com outras cidades, que a faz perde médicos do PSF. Do concurso feito para 30 vagas, só três assumiram o posto. As demais vagas tiveram de ser preenchidas com serviços prestados.

Záira Amorim e Fábio Lima
[email protected]
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: