Cidadeverde.com

Doria apaga grafites 'velhos e vandalizados' em SP

Imprimir

O prefeito João Doria (PSDB) participou na manhã deste sábado (14) da terceira etapa do programa Cidade Linda. Ele anunciou que a Avenida 23 de Maio, ícone do grafite em São Paulo, terá oito espaços definidos para os desenhos feitos nas paredes.

Os grafites velhos e "vandalizados" por pichadores serão apagados. "Os demais já estão envelhecidos, ou estão infelizmente mutilados por pichadores, esses serão pintados", afirmou o prefeito após a ação de zeladoria. Um dos pontos já existentes de grafite na via que será mantido será do artista Eduardo Kobra.

Segundo o prefeito, nesta sexta-feira (13), a Polícia Civil prendeu 28 pichadores. "Foram presos pela Polícia Civil, pelo delegado Nico. Todos eles indiciados criminalmente". Desde antes de assumir, o prefeito João Doria já tinha um discurso mais duro com os autores das pichações na cidade. Para ele, pichações são diferentes de grafites e os pichadores precisam ser penalizados.

Um lugar que perderá suas pichações são os Arcos da Rua Jandaia, popularmente conhecido como Arcos do Jânio. No local, o prefeito disse que irá anunciar "muito em breve" um novo projeto, voltado para grafiteiros e muralistas. "Será um grande quarteirão ampliado num espaço de cultura. Teremos cafés, lojas, pra que essas pessoas possam ganhar dinheiro com suas obras, exatamente como acontece nos EUA, Miami é a referência, um dos bairros de Miami beach, é a mesma ação que vamos realizar aqui num bairro de São Paulo".

O tucano voltou a dizer para os pichadores "mudarem de profissão". "Se tornem artistas e terão o apoio da Prefeitura para a arte urbana, através da Secretaria de Cultura, onde estas pessoas vão receber orientação, apoio, material, recursos pra que se tornem artistas, grafiteiros ou muralistas. Se quiserem continuar disputando com a Prefeitura, serão perdedores".

Na manhã desta sábado, Doria se vestiu de operador de motocompressor e pintou um trecho de uma via pública na Avenida 23 de Maio. Ele também pegou uma enxada para plantar a muda de uma árvore. Duas faixas da avenida no sentido bairro ficaram interditadas para a ação.

Também participaram da ação os secretários Daniel Annenberg, de Inovação e Tecnologia; Sérgio Avelleda, de Transportes; Wilson Pollara, de Saúde; Soninha Francine, de Assistência Social; Wilson Poit ,de Desestatização; e Fábio Santos, de Comunicação.

Cidade Linda

A operação Cidade Linda teve início no dia 2 de janeiro, um dia após a posse de Doria, na Avenida Nove de Julho. Na ocasião, Doria se vestiu de gari e simulou estar varrendo a calçada.

No dia 7 de janeiro, a segunda etapa do programa ocorreu na Avenida Paulista, região Central de São Paulo. Doria varreu um trecho da calçada da avenida Paulista sentido Consolação entre a Rua Itapeva e o Masp. O prefeito interrompeu o trabalho várias vezes para conversar com eleitores e fazer fotos. Na ocasião, Doria se vestiu de gari e simulou estar varrendo a calçada. Durante o percurso e o ato de limpeza na Paulista, Doria posou com a atriz Regina Duarte.

O Cidade Linda é composto por 24 iniciativas como manutenção, limpeza de ruas, praças, desobstrução de bueiros, troca de lâmpadas queimadas, troca de sinalização, placas machucadas ou inexistentes, troca de lixeiras ou recuperação de lixeiras, pintura de guias, rebaixamento de guias para pessoas com deficiência, entre outras.


Fonte: G1 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais