Cidadeverde.com

PI ganhará primeira fábrica de torres de energias renováveis

Imprimir

O Piauí terá uma fábrica para produzir torres de geração de energia eólica na região dos municípios de Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova, a cerca de 500 km de Teresina. É a primeira fábrica de construção de torre que será instalada no Piauí para a produção de energia renovável no Estado. A empresa espanhola Acciona Winder vai operacionalizar a produção e instalação, que devem começar a ser construídas em maio deste ano.

As informações foram dadas pela diretora de atração para Investimentos do governo do Estado, Lucile Moura, após reunião nesta sexta-feira (20) no Palácio de Karnak com o governador Wellington Dias. A previsão é que as torres estejam prontas até o fim deste ano, segundo Lucile Moura.

"A grande novidade é essa. A empresa espanhola Acciona apresentou hoje o projeto de construção e instalação das torres. Isso por conta do projeto de energia renovável que está em fase de implantação na região. [...] Ainda este ano a fábrica deve estar toda montada, porque é uma obra rápida e acredito que até o final do ano esteja em operação. Será a primeira unidade fabril da cadeia produtiva da energia renovável no Piauí”, explicou a diretora.

De acordo com ela, a Acciona construirá as torres de forma que a energia eólica seja produzida por outra empresa, a Atlantic Energia Renováveis, ganhadora do leilão para a produção 700 megawatts de energia eólica no Piauí, cujo projeto já está em fase de implantação quanto a parte fiscal e de licenciamento.

Ainda conforme Lucile, as torres de concreto terão 120 m de altura e 120 m de diâmetro na parte da hélice e a instalção deve gerar 50 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos. "O governador disse que quanto a qualificação de mão de obra, não vai faltar, porque na região tem campus do IFPI, UESPI e da UFPI que vão servir para suprir essa questão da mão de obra". 

A Acciona irá investir aproximadamente R$ 300 milhões na instalação e produção das torres.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais