Cidadeverde.com

Firmino planta árvore em quintal de residência durante Faxina nos Bairros

Imprimir

O prefeito Firmino Filho plantou uma árvore durante o projeto Faxina Nos Bairros deste sábado (21). Firmino entrou no quintal de uma casa do bairro Cidade Nova, zona Sul da capital onde usando uma enxada plantou a árvore.

A faxina além de promover o recolhimento de lixo é também educativa e orienta os moradores a combaterem focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a zika, dengue e chikungunya.

Neste sábado as equipes de limpeza visitaram os bairros Cidade Nova (zona Sul), Itararé II (zona Sudeste), Matadouro (zona Norte) e Satélite (zona Leste). A ação será executada nas ruas Urano, Piauí, Santa Teresinha, Mercúrio, Marte, Rotary Club, Espacial e Netuno. 

“A proposta da faxina é recolher todo o material com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. Todos precisam fazer a sua parte, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água em ralos, vasos de plantas e outros locais, pois mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar criadouro do Aedes”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Na primeira edição da Faxina nos Bairros de 2017 foram recolhidas quase 106 toneladas de lixo em toda a cidade. A faxina ocorre todos os sábados e foi retomada no último dia 14 nos bairros Parque Brasil III (zona Norte), Itararé I (zona Sudeste), Piçarreira (zona Leste) e Santo Antônio (zona Sul).

Desde o início da Faxina nos Bairros no final de 2015 e em 45 edições já foram recolhidas mais de 4.440 toneladas de lixo em toda a cidade.

A faxina nos bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) é organizado um grande dia de limpeza e educação onde a comunidade é orientada a se prevenir contra várias doenças.

“A população é avisada por carros de som e nas visitas nas casas pelos agentes de saúde e endemia”, explica a gerente de zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. “Uns dois dias antes da faxina a SDU já começa o trabalho de capina e o sábado é o Dia D, quando o caminhão passa recolhendo o lixo doméstico que não é recolhido pela limpeza normal, como móveis e eletrodomésticos sem serventia que estavam nos quintais”, explica Oriana.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais