Cidadeverde.com

Motoristas e cobradores atrasam saída dos ônibus pelo segundo dia; greve inicia dia 30

Imprimir

Hoje é o segundo dia de paralisação temporária dos ônibus de Teresina. Nesta quarta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) atrasou por pelo menos 2 horas a saída dos veículos das garagens da empresa Emtracol, que faz linha na região Sudeste. O motivo é o reajuste dos salários dos trabalhadores. 

O primeiro ônibus da Emtracol saiu por volta de 7h10, sendo que a primeira saída está marcada, normalmente, para às 4h40.  Nessa empresa a frota é de 57 ônibus. Ela faz parte do Consórcio Teresina. 

O presidente do Sintetro, Fernando Feijão, declarou que as paralisações temporárias devem ocorrer até a próxima sexta (27). A ação antecede uma greve marcada para iniciar na segunda (30). 

“Nós esperamos que haja um acordo. Eu volto a repetir que o trabalhador não quer greve, ele quer ter o seu salário digno. Se tivermos que fazer a greve, nós já estamos realizando assembleias nas portas das garagens para preparar a categoria e dizer como vai ocorrer o movimento”, disse. 

Ontem a paralisação ocorreu na empresa Transcol, na zona Sul, mas teve como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades os constantes assaltos que ocorrem nos veículos, pedindo por mais segurança.

Greve a partir do dia 30

Motoristas, cobradores e demais trabalhadores de empresas de ônibus aprovaram, na última sexta-feira (20), o indicativo de greve a partir do dia 30 de janeiro. A paralisação é motivada por falta de acordo na negociação trabalhista e, se confirmada, vai afetar o transporte público de Teresina (PI).  

Hoje haverá uma reunião entre representantes do sindicado e o Setut na Delegacia Regional do Trabalho. As negociações não avançam desde o final de 2016. Os trabalhadores já reduziram o pedido de aumento salarial de 20% para 15%. As empresas de ônibus teriam oferecido 7% de reajuste.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais