Cidadeverde.com

Pesquisa dos EUA revela técnicas eficazes contra as rugas

Imprimir
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revela que somente três técnicas têm eficácia científica comprovada contra rugas. São o uso dos cremes de retinol, as injeções de ácido hialurônico e as aplicações de laser de gás carbônico.
 
?Cada método tem a sua característica e ajuda de uma forma diferente e eles se somam, com certeza?, diz a dermatologista Denise Steiner.
 
Um detalhe, no entanto, é comum aos três tratamentos: todos estimulam a formação e a renovação do colágeno. ?Essa uma fibra muito importante que existe em grande quantidade na pele", explica Denise. "É como se fosse um cimento que dá sustentação à pele, dá o tônus da pele?, acrescenta o dermatologista Alexandre Felippo.

O colágeno fica numa faixa entre a epiderme - que é a parte externa da pele - e a derme, que é a camada mais profunda. A partir dos 25, 30 anos, sua produção começa a diminuir e ele perde qualidade. É nessa faixa etária que começam a surgir as primeiras rugas e os sinas de envelhecimento da pele.

A exposição excessiva ao sol, o cigarro, o álcool, a má alimentação e a vida sedentária ajudam a acelerar esse processo. Dos três tratamentos apontados, o laser de gás carbônico é o mais radical. ?Ele é uma técnica extremamente agressiva, pois rompe as camadas mais superficiais da pele e gera um calor muito grande?, aponta Filippo.

Esse calor excessivo além de estimular a produção do colágeno provoca queimadura das camadas mais externas e um forte descamamento. Resultado: surge uma nova pele. ?A minha pele ganhou vida, mais consistência, mais viço e eu me sinto bem satisfeita por ter feito esse procedimento, que não é invasivo?, afirma a advogada Maria Beatriz Fiães.

A aplicação do retinol é o mais simples dos três tratamentos e serve para prevenir ou tratar rugas não muito profundas. Mas os resultados só aparecem a médio prazo. ?O retinol e seus derivados, como o ácido retinóico, renino aldeido, têm essa capacidade quando passados na pele na forma de creme. Eles agem na superfície da pele, melhorando a troca, fazendo com que sejam regeneradas essas células. Ou seja, ele melhora a irrigação e melhora o colágeno?, explica Denise Steiner.

A injeção de ácido hialurônico é o que tem efeito mais imediato. Logo após a aplicação já dá para ver o resultado. É uma espécie de preenchedor de rugas e não é definitivo. Dura de 8 a 12 meses. É ideal para atenuar a ruga de expressão que sai do nariz e as ruguinhas que ficam na área acima do lábio superior.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: