Cidadeverde.com

Presos dois empresários por furto de energia elétrica em Teresina

Imprimir

A Eletrobras Distribuição Piauí e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado - Greco realizaram, na noite da última sexta-feira (3), inspeções em pontos comerciais da zona leste de Teresina e detectaram furto de energia elétrica mediante fraude em duas unidades consumidoras. Uma casa de shows e uma escola.

Os empresários dos locais onde se constatou o crime foram detidos pelos policiais da Greco que abrirão inquérito para investigar os casos. Em uma das unidades consumidoras, havia duas ligações diretas feitas após a suspensão do fornecimento de energia devido à inadimplência. 

“Encontramos um caso de auto-religação cujo prejuízo para a Eletrobras Piauí chega a R$ 24 mil. A energia furtada seria o suficiente para atender, em média, 124 casas durante um mês na capital”, contabiliza a coordenadora de fiscalização, a eletrotécnica Adriana Braga.

A intensificação das inspeções são uma das medidas de combate às perdas executadas pela Distribuidora que, agora, conta com o apoio de uma delegacia exclusiva e especializada em crime contra a administração pública. “As perdas totais da Empresa chegam a 30,66%, dos quais 18% são devido a perdas comerciais, que incluem furto e desvio de energia. O desafio é reduzir as perdas comerciais em 1.7 percentuais em 2017”, explica a gerente do Departamento de Medição e Fiscalização, Rafaela Moreira.

A Distribuidora reforça que continua realizando operações de combate às perdas em todo o Estado. Para isso, em janeiro deste ano, dobrou o número equipes de fiscalização e, neste mês, haverá um novo acréscimo, chegando a 113 equipes em campo.

“É sempre importante ressaltar que furtar energia elétrica é crime tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro”, enfatiza Moreira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais