Cidadeverde.com

Gravações perdidas de shows de Bob Marley são restauradas

Imprimir

Fitas com gravações de shows de Bob Marley, perdidas há mais de 40 anos, foram encontradas no porão de um hotel em Londres, no Reino Unido, e posteriormente restauradas. Segundo o jornal britânico The Guardian, o material tem gravações de apresentações do rei do reggae em Paris e na capital britânica entre 1974 e 1978.

Bob Marley, morto em 1981, completaria 72 anos nesta segunda-feira. Depois de 12 meses de trabalho – usando técnicas e tecnologia de ponta – a equipe de restauração anunciou que as fitas tiveram seu áudio recuperado com qualidade.  

Os shows foram gravados no Lyceum (1975), no Hammersmith Odeon (1976) e no Rainbow (1977), além do Pavilion de Paris (1978). Foram todos gravados pelo único estúdio móvel de 24 faixas que existia no Reino Unido à época. O equipamento foi emprestado ao cantor pela banda Rolling Stones. Entre as faixas cantadas, há clássicos como Jamming, No Woman No Cry e I Shot the Sheriff.

Das 13 fitas analógicas encontradas no porão do hotel, dez foram recuperadas. Duas estavam vazias e uma estava totalmente destruída. A restauração foi conduzida pelo empresário Joe Gatt, fã de Bob Marley,  que no ano passado recebeu o telefonema de um amigo avisando que ele tinha encontrado gravações antigas. O custo total da operação foi de R$ 100 mil.

Fonte: Zero Hora 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais