Cidadeverde.com

Ministro, governador e Fábio Novo acertam investimentos para cultura nos municípios

Imprimir


Em audiência em Brasília na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta (8), o governador Wellington Dias e o secretário de Cultura, Fábio Novo, acertaram ações em parceria com o ministro da Cultura, Roberto Freire. Na ocasião foi reafirmado o termo de cooperação técnica assinado para a gestão e manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara, que agora envolve a gestão federal em cultura. O encontro no MinC também buscou dialogar o encaminhamento de outros projetos em andamentos e que ficaram paralisados, ainda em 2016, por conta da mudança de gestores no governo federal.

Dentre as ações culturais públicas que envolve os governos estadual e federal estão os projetos dos Pontos de Cultura do estado e do CineMais Cultura. O Piauí possui uma rede estadual de Pontos de Cultura que chega a cerca de 80 unidades distribuídas pelo seu território. Eles são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura e implementados por entidades governamentais ou não governamentais.

De acordo com a Secretaria de Cultura, os Pontos de Cultura piauienses são referências nacionais. Para o secretário Fábio Novo, a garantia da manutenção do repasse é essencial para a resistência cultural de manifestações populares em diferentes regiões do Estado. “Colocamos aqui para o ministro que nos ajude com a liberação de alguns recursos que faz com que a gente qualifique os nossos pontos de cultura através das teias realizadas e que permitem as mostras dos Pontos de Cultura nos territórios piauienses. Então acreditamos que com a liberação dessa parcela que ainda é necessária, vamos adiantar ainda mais a profissionalização desses pontos de cultura”, pontuou o gestor.

Outro ponto deliberado foi a garantia da liberação, por parte do ministério, das emendas parlamentares que forem alocadas para a área da cultura por parte dos parlamentares federais. “Acertamos as condições para concluir alguns projetos e prestações de contas, como nessa área de pontos de cultura. Estamos falando aqui de cinema e equipamentos que beneficiam e garantem a geração de produção cultural e também de novos projetos a partir de emendas parlamentares e programas do próprio governo do estado, e com certeza, isso vai ajudar no desenvolvimento cultural do Piauí”, garantiu o governador Wellington Dias.

Cinemateca Brasileira

O Piauí tem realizado uma experiência exitosa ao promover nos espaços de cultura e também espaços escolares e universitários o uso de equipamentos para exibição de filmes. Outra ideia proposta pela Secult na audiência em Brasilília é que o Ministério da Cultura, que detém toda a tecnologia e direitos autorais da produção audiovisual brasileira de qualidade, repasse para o Estado do Piauí produções do seu acervo para o abastecimentos de espaços de exibição audiovisual.

O secretário Fábio Novo adianta alguns projetos de mostra de cinema desenvolvidos no Estado. “Hoje nós já temos em Teresina, em Piripiri, em Floriano, descentralizando para várias escolas e também para alguns polos da universidade estadual, onde no horário de intervalo os alunos, em vez de não estarem fazendo nada, estão assistindo filme, resenhando, conhecendo um pouco da cultura audiovisual brasileira e com certeza ampliando o seu conhecimento cultural”, destacou.

Fechada a colaboração com o governo do Estado, piauienses de diferentes regiões poderão ter acesso em suas próprias cidades a materiais históricos da Cinemateca Nacional, vinculada ao MinC. Com acervo de cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas-metragens, curtas e cinejornais, além de livros, revistas, roteiros, fotografias e cartazes, a Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, desenvolvendo atividades de difusão de seu acervo.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais