Cidadeverde.com

Hildeth é a mais votada na Defensoria e deve ser nomeada pelo governador

Imprimir

A defensora pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes deverá ser reconduzida ao cargo de Defensora geral do Estado. Na eleição de hoje, Hildeth conseguiu ser a mais votada. A lista tríplice agora será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT). 

Foi encerrada às 15h desta segunda-feira (20) a votação que definiu a lista tríplice com os candidatos ao cargo de defensor público geral do Estado do Piauí. O resultado apontou Hildeth Leal Evangelista com 97 votos, o que corresponde a 90% do total de votantes; o defensor público Ulisses Brasil Lustosa com 27 votos e o defensor público Reginaldo Correia Moreira com 24 votos. Dos 116 Defensores Públicos aptos a votar, 108 compareceram ao pleito.

A apuração foi realizada pela Comissão Eleitoral presidida pelo defensor público Roberto Gonçalves de Freitas Filho. Os trabalhos forma iniciados logo após encerrada a votação, às 15h desta segunda-feira.

A votação iniciou às 8h, foi realizada no Núcleo Central da DPE-PI e coordenado pela Comissão Eleitoral, que além do presidente, Roberto Freitas Filho,  é composta pelos defensores públicos Crisanto Alves Pimentel, Eliza da Cruz Ramos Arcoverde, Luís Alvino Marques Pereira e Paula Batista da Silva.

Segundo Roberto Freitas Filho, a eleição aconteceu de forma democrática com a participação efetiva dos defensores públicos com atuação tanto da capital como do interior do Estado, que procederam a grandes deslocamentos para cumprir seu dever cívico e institucional. Nessa oportunidade, escolheram livremente as candidaturas que desejavam para a composição da Lista Tríplice a ser encaminhada ao Governador do Estado. Aproveito para cumprimentar todos os membros da Comissão assim como os integrantes da Mesa Receptor e Apuradora, bem como a todos os defensores públicos que participaram desse pleito democrático. O presidente disse ainda que o processo eleitoral transcorreu em plena normalidade, dentro da observância das normas disciplinares do certame.

O defensor público geral em exercício, Erisvaldo Marques dos Reis declarou-se satisfeito com a condução do processo eleitoral. “Tudo transcorreu dentro da mais perfeita normalidade e quero aqui agradecer à Comissão Eleitoral que, nomeada, aceitou de pronto o convite para trabalhar nesta eleição desempenhando a atividade com todo o zelo necessário. Agradeço também a todos os defensores públicos que compareceram a Defensoria hoje para votar. Independente do resultado parabenizo aos três candidatos pela forma como se deu o processo democrático da eleição", disse.

A partir de agora a Defensoria Pública tem o prazo de 5 dias úteis para encaminhar a Lista tríplice ao governador Wellington Dias, que por sua vez terá um prazo de 15 dias para escolher um dos componentes para ocupar o cargo de Defensor Público Geral do Estado para o Biênio 2017/2019.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais