Cidadeverde.com

MPE lança campanha de combate à corrupção eleitoral

Imprimir

A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, por meio do seu procurador eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, lança em todo o Estado do Piauí a campanha ?Voto não tem preço, tem consequência. Se você não quer um Brasil Corrupto, não se corrompa?.

A campanha, produzida pela Procuradoria Geral Eleitoral em Brasília e divulgada em todos os municípios do país, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do voto consciente.

Além de enfatizar a necessidade de construção de um país melhor através do voto livre, a campanha incentiva a denúncia dos candidatos corruptos, aqueles que tentam comprar o voto do eleitor, ao promotor eleitoral.

O material de divulgação (folderes, cartazes e cds com o áudio da campanha) foram encaminhados para os municípios das 98 zonas eleitorais do Piauí para que seja promovida uma ampla divulgação.

De acordo com o Código Eleitoral, dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar o voto é crime. Quem vende ou compra voto pode ficar preso por até quatro anos e pagar multa.

O QUE FAZ O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

1 - Atua em todas as fases do processo eleitoral: inscrição dos eleitores, campanhas, propaganda eleitoral, votação e diplomação dos eleitos;

2 - Propõe ações e opina sobre os processos ? o julgamento é feito pelos juízes eleitorais;

3 - É composto por membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual;

4 - Em eleições municipais, os promoteres eleitorais recebem denúncias de irregularidades e propõem as ações contra infratores;
 
5 - O procurador regional eleitoral opina em recursos contra decisões dos juízes eleitorais que chegam aos tribunais regionais eleitorais e coordena toda atividade do MPE no Estado;

6 - A Procuradoria Geral Eleitoral opina nos recursos contra decisões dos TREs que chegam ao Tribunal Superior Eleitoral.

 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: