Cidadeverde.com

Benedito Gonçalves torna-se o 1º ministro negro do STJ

Imprimir

O mais novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, tomou posse no cargo na tarde desta quarta-feira (17). Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 27, após ser aprovado em sabatina no Senado, Gonçalves se tornou hoje o primeiro ministro negro da história do STJ. Lula também indicou, em 2003, o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Estiveram presentes à solenidade de posse de Gonçalves, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, entre outras autoridades.
 

Nascido no Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves ocupa a vaga deixada pelo ministro José Delgado, que se aposentou.Até então, o novo magistrado exercia a função de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele também é especialista e mestre em direito processual civil pela Universidade Estácio de Sá, no Rio. Na magistratura desde 1988, quando tinha 34 anos, ele chegou ao cargo de juiz do Tribunal Regional Federal dez anos depois. Antes disso, trabalhou na Polícia Federal e também foi delegado da Polícia Civil do Distrito Federal.
 
Fonte: g1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: