Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos consumidos na Quaresma

Imprimir

A Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) intensificou a fiscalização dos produtos tipicamente consumidos durante a quaresma, realizando blitze durante todo o mês de março. A equipe da Gevisa percorrerá diversos pontos de comércio em todas as zonas da cidade, com intensificação de atividades no Mercado do Peixe, na Zona Sudeste de Teresina, principal ponto de venda de pescado da cidade.
 
“Alimentos como bacalhau, pescados em geral, ovos de galinha, enlatados de peixe e outros são fiscalizados. Não fiscalizamos ovos de chocolate, pois isso fica a cargo do IMEPI (Instituto de Metrologia do Piauí)”, explica Ludimar Soares, chefe do Núcleo de Alimentos da Gevisa/FMS. As equipes, durante as fiscalizações, observam fatores como acondicionamento, exposição e prazo de validade. “Detectado algum tipo de irregularidade, os produtos são apreendidos e as empresas notificadas para que corrijam suas falhas”, informa Ludimar.
 
Ele dá dicas para quem for comprar pescado. “Para a compra de peixe fresco é importante ficar atento ao aspecto da carne, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele”, aconselha Ludimar Soares. 

O  chefe do Núcleo de Alimentos da Gevisa fala ainda que é preciso verificar a órbita dos olhos, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante. O ideal é que os pescados estejam refrigerados a uma temperatura máxima de 4° Celsius. Já os produtos congelados devem ser conservados em temperatura inferior a -18° Celsius, se apresentar duros e sem sinais de descongelamento.
 
O Mercado do Peixe recebeu especial atenção dos profissionais da Gevisa, que percorreram o local durante as madrugadas, horário de pico em relação às vendas. Os comerciantes recebem ainda orientações sobre acondicionamento, higiene e manipulação dos produtos.
 
A Vigilância Sanitária dá algumas dicas aos consumidores para a compra dos alimentos da Semana Santa. Os principais cuidados a serem observados são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes. 
  
Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, ligando para 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais