Cidadeverde.com

Saiba como consumir picolés e sorvetes de forma saudável

Imprimir

Sorvete é uma delícia e é difícil encontrar alguém que não goste. Mas algumas pessoas evitam comer o doce com medo de ganhar alguns quilinhos a mais.  No entanto, alguns tipos podem ser pouco calóricos e permitidos de vez em quando na dieta, como explicam as nutricionistas Camila Barrella e Andréia Naves.  É o caso do picolé de fruta, que geralmente tem menos calorias do que os outros sorvetes e até mesmo do que uma barrinha de cereal, por exemplo. Feito a base de água, ele também é mais refrescante e alguns podem ter inclusive cálcio em sua composição.


Já os sorvetes light têm 25% de redução em algum dos ingredientes, como açúcar ou gordura, mas isso não significa que sejam todos necessariamente menos calóricos.  Geralmente, todo sorvete industrializado têm açúcar, leite ou água com frutas, gordura vegetal ou animal, emulsificantes e estabilizantes. Essas informações nutricionais são apresentadas nas embalagens sempre na quantidade de 100 g, por isso é importante ficar atento aos tamanhos das porções para evitar enganos.  Os que têm leite são indicados principalmente para pessoas que precisam de uma ajuda na ingestão diária de cálcio, mas não são as principais fontes da substância; são apenas complementares aos outros alimentos da dieta.


Segundo a nutricionista Camila Barrella, outra opção saudável é o sorvete de iogurte, que tem vitaminas e minerais que outros não têm.  No entanto, é preciso tomar cuidado com as coberturas que são as principais vilãs na hora de deixar a sobremesa mais engordativa.  Caso queira muito um acompanhamento, opte por alimentos saudáveis, como frutas, cereais ou granola. Já o sorvete de chocolate tem cacau e pode ser um aliado no combate dos sintomas da TPM. O picolé, nesses casos, é uma opção melhor do que um chocolate em barra, que é muito mais calórico. Ou seja, na hora de estresse, é melhor sempre recorrer ao sorvete. Veja a reportagem da Marina Araújo no vídeo ao lado.

 

Alguns picolés também têm em sua composição gordura. Na medida certa, eles podem ser uma boa fonte de energia. Pessoas que ficam muito tempo sem comer, em jejum prolongado, e gastam muita calorias ao longo do dia, podem recorrer aos sorvetes mais calóricos e com mais proteínas, como os picolés de chocolate, por exemplo. Além disso, eles também pode ser opcionais para quem pratica exercícios físicos, mas sempre sem exageros. O sorvete é uma opção a mais na alimentação, que deve ser sempre equiilibrada.

 


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais