Cidadeverde.com

Teresina terá o primeiro Circuito Mulheres no Esporte

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), lança a Agenda Março Mulher, alusiva ao Dia Internacional da Mulher - data comemorada no dia 08 de março. A intensa programação é voltada para ações que que ressaltem a luta feminina na busca de reconhecimento da sua história. 

O lançamento da Agenda acontece no dia 07 de março, às 9h, no Espaço de Convivência Amor de Tia, localizado no Centro de Convivência Saber Viver, no bairro Matadouro. Além da Prefeitura de Teresina, as atividades envolvem a mobilização da Rede de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência, do Conselho Municipal do Direito da Mulher de Teresina e da sociedade civil. Ao todo serão mais de 70 ações programadas durante todo o mês de março. Confira a programação completa aqui. 

I Circuito Mulheres no Esporte de Teresina

Uma das atividades da agenda será a realização do I Circuito Mulheres no Esporte de Teresina, que inicia no dia 08 de março, às 17h, no Parque Potycabana, e segue nos dias 09, 22 e 30 com atividades esportivas de várias modalidades.

A ação tem como objetivo estimular a participação de meninas e adolescentes em atividades esportivas, estimulando também a participação de mulheres adultas e idosas nos Programas Vida Saudável, Esporte e Lazer da Cidade, ampliando assim, o acesso e a integração das mulheres aos equipamentos culturais e esportivos. A atividade será realizada através Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Federações de esportes e a Organização não Governamental  Plan International.
 
Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março de 1857, cerca de 130 tecelãs, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York- Estados Unidos, fizeram uma grande greve, conduzida somente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. Os patrões e a polícia traçaram as portas e atearam fogo. Asfixiadas, num local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente insano e desumano.

No ano de 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres mortas na fábrica. Em 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, que decretou aquele como o Ano Internacional da Mulher.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais