Cidadeverde.com

Prefeita de Cocal de Telha representa o Mulheres Municipalistas

Imprimir

Promover o debate sobre a participação feminina na esfera política brasileira. Esse foi um dos objetivos do grupo de trabalho promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) dentro do projeto Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).

O debate ocorreu na manhã desta quinta-feira, 9 de março, e faz parte da programação da Semana Municipalista. A previsão é que o projeto seja lançado na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre 15 e 18 de maio, em Brasília. A prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia, representou a Associação Piauiense de Municípios (APPM) no encontro. 

A prefeita relata que o movimento almeja uma participação mais efetiva das mulheres na política, não limitando-se apenas em quotas, mas que hajam mudanças nas leis orgânicas dos municípios e nos estatutos das associação regionais, que proporcionem isso.  

“Considero muito oportuna a iniciativa da CNM de criar esse Movimento, pois é uma forma de dar força às prefeitas e às administrações municipais que enfrentam dificuldades, além de incorporar-se ao movimento de mulheres no Brasil para garantir os direitos que já existem e que não são exercidos, bem como lutar por novos direitos", relata a Ana Célia.

Participam também do GT a primeira-dama do Movimento Municipalista, Tânia Ziulkoski; a fundadora da CNM, Dalva Christofoletti; as deputaras federais, Jó Magalhães (PCdoB/MG) e Cármen Zanoto (PPS/SC). Além disso, as prefeitas de Turvelândia (GO), Reila Aparecida; de Antônio João (MS); Marcia Marques; de São Bento do Uma (PE), Debora Severo; Faro (PA), Jardine Viana; dois presidentes de entidades municipalistas, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Adeliana Dal Pont, e da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), José Maria Lobato; entre outros, como secretárias e representantes de entidades estaduais, também compuseram a mesa de debate.

Após as apresentações, coordenadas por Tânia Ziulkoski, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, falou aos presentes e enalteceu emocionado: “estou há mais de 20 anos neste trabalho e falo com toda certeza que, sem minha mulher, Tânia, e minhas duas filhas, eu não estaria aqui. Elas são o pilar que me sustentam”.

Importância da mulher

O presidente falou ainda da importância da mulher em todos os ramos. “Hoje, as mulheres representam apenas 12% das prefeituras brasileiras e isso ainda é pouco. A participação da mulher é muito importante para o movimento municipalista. Por isso, a relevância de momentos como esses que defendem o espaço de vocês – mulheres”.

Já a deputada Cármem Zanoto garantiu que a participação da mulher no contexto político deve começar lá na ponta. “Estamos lutando por pautas. Se a gente não começar a ocupar nossos espaços desde as secretarias, as prefeituras, não vamos conseguir aumentar aqui no Congresso nossa participação, que hoje não chega a 30%, pois é obrigatório”, explicou.

A presidente da Fecam, Adeliana Del Pont, explicou que “não é uma guerra, é um direito. Temos o direito de compartilhar tantos cargos e espaços na política. E esse evento só reforça isso”.

Em paralelo, alguns integrantes do grupo se dirigiram ao Congresso Nacional para convidar as parlamentares para participar do lançamento do MMM na XX Marcha. 

FONTE: APPM
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais