Cidadeverde.com

Obmep: inscrições para olimpíada de matemática estão abertas até 31 de março

Imprimir

As escolas da Rede Municipal de Ensino já podem realizar as inscrições para a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. As inscrições estão abertas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e podem ser efetuadas até o dia 31 de março, mediante preenchimento da ficha de inscrição no endereço eletrônico disponível no site www.obmep.org.br. Este ano, a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares.

A partir da edição deste ano, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Isso deve aumentar o número de participantes na competição, que é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo. Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos.

A 13ª Olimpíada Municipal de Matemática visa estimular e promover o estudo da Matemática entre os estudantes, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como fomentar o aperfeiçoamento dos professores das escolas, contribuindo para a sua valorização profissional e da qualidade do ensino da matemática nas escolas.

Provas

As provas são divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar. São duas fases de competição: a primeira etapa será realizada em 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.

Um aspecto importante da Obmep é o reconhecimento dos alunos que não venceram, mas tiveram bom desempenho na competição. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.

Segundo Nívia Silva Coelho, coordenadora da Olimpíada na Rede Municipal de Ensino em Teresina, o concurso tem sido de grande importância para estimular os estudantes a perderem o medo em relação à disciplina de Matemática. “Além disso, as olimpíadas funcionam como um termômetro para sabermos o nível de nossos alunos e onde precisamos melhorar”, explica. A coordenadora diz ainda que o reconhecimento traz grandes estímulos aos participantes. “Vimos que o desempenho desses alunos melhora consideravelmente nos anos seguintes”, afirma Nívia.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais