Cidadeverde.com

Ceir realiza homenagem no Dia da Síndrome de Down

Imprimir

Há dois anos, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) acolhe famílias para o tratamento de pessoas com Síndrome de Down e orientações sobre cuidados e direitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça-feira (21), dia internacional da Síndrome de Down, terapeutas do Centro vestiram a camisa contra o preconceito e conscientização sobre a doença.

“Keep calm (mantenha a calma), é só um cromossomo a mais”. Com essa frase, os profissionais que trabalham diretamente com a Clínica de Síndrome de Down do Centro homenagearam as famílias e pacientes presentes.

Dentre eles, estavam Maria Betânia e Estevão Saraiva, pais do pequeno Álvaro Carneiro, de três anos de idade. “Ele está no Ceir há um ano, sendo acompanhado pelos profissionais e tem apresentado evoluções”, conta a mãe do bebê.

O tratamento é ofertado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, arteterapeutas, entre outros profissionais.

Para ter acesso ao programa, basta seguir os passos abaixo:

a) Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com Síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública.

b) Anexe a solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

c) Procure o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município.

Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais