Cidadeverde.com

Jovens mostram Novos Caminhos para arte em exposição

Imprimir
?Sementes foram jogadas ao vento, certamente já germinaram e estão frutificando?. É assim que a artista plástica e professora Yolanda Carvalho explica o resultado de um projeto que realiza junto a comunidade Caminho Novo, zona Rural de Teresina, lapidando o talento de crianças e jovens de 8 a 20 anos com técnicas para a criação de arte. A produção desses novos artistas pode ser conferida na exposição ?No passo das artes?, em cartaz até o domingo, no km 08 da PI-113.

A exposição é resultado de um ano de trabalho da professora e artista plástica Yolanda Carvalho com cerca de 30 jovens com idade entre 08 e 20 anos. Eles residem na comunidade Caminho Novo e Santa Teresa, na zona Rural de Teresina e receberam aulas gratuitamente aos domingos, no próprio ateliê da professora, aprimorando técnicas de pintura, xilogravura, modelagem, contribuindo para a formação de novos artistas. ?Fizemos um trabalho de contextualização teórica e prática, possibilitando a descoberta de talentos no desenho e pintura. Demos ênfase principalmente ao fazer, o que fez fluir a arte naturalmente neles. Com isso, estão aptos a construir?, explica Yolanda.

O projeto Novos Caminhos, que recebe apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, recebeu ainda o incentivo de muitos professores ilustres, que colaboraram repassando um pouco mais de conhecimento aos estudantes. Um deles foi o xilogravurista e poeta de cordel José Francisco Borges, o ?Jota Borges?, um dos melhores gravadores populares do Nordeste brasileiro, com exposições de trabalhos em países como USA, Suíça, Alemanha, Venezuela e México. O artista pernambucano foi um dos convidados que ministrou aula gratuitamente aos pequenos aprendizes.


E para quem quiser conferir, e interagir, o resultado do projeto pode ser visto na exposição ?No passo das artes?, que acontece no local até o dia 21. ?Durante a exposição, os alunos estarão produzindo. Os visitantes também podem interagir e participar?, finaliza Yolanda

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais