Cidadeverde.com

Como perder peso sem ficar com excesso de pele

Imprimir

1. Vá devagar

A recomendação da maioria dos especialistas de nutrição é que não sejam eliminados mais de 450g a 900g do peso corporal semanalmente. Isso pode parecer um balde de água fria para os mais apressados que não aguentam esperar para ter o corpo dos sonhos, mas vale a pena ter paciência. É que permanecer dentro desse limite não somente garantirá a manutenção do peso perdido como também ajudará a pele a acompanhar o processo de perda de peso, sendo capaz de diminuir junto com a gordura que é eliminada. Há ainda o fato de que quando o ritmo de perda de peso é muito alto existe um risco maior que além de eliminar gordura a pessoa também sofra com a perda de massa muscular. E não tem jeito: emagrecer mais de 3,5 a 4,5 kg mensalmente irá inevitavelmente acarretar em perda muscular.

2. Exercite-se
Conforme o peso vai indo embora, você precisa arranjar uma maneira de manter ou construir massa magra em seu corpo, enquanto a gordura é eliminada. Os exercícios aeróbicos colaboram com o processo de queima de gordura. Já o treinamento de fortalecimento é importante para o crescimento dos músculos, que ocuparão o lugar que uma vez foi das gorduras abaixo da superfície da pele.

3. Coma bem
Se por um lado simplesmente reduzir a quantidade de calorias ingeridas até pode fazer com que você emagreça, perder peso seguindo uma dieta de qualidade é algo que também auxiliará a saúde da sua pele. A recomendação do personal trainer e escritor Tom Venuto é consumir ácidos graxos essenciais, que colaboram com o crescimento muscular. Eles podem ser encontrados em peixes, abacate, castanhas, nozes, linhaça, semente de abóbora e avelãs, por exemplo. Ele indica também o uso de suplementos alimentares que fornecem essas substâncias, como óleo de peixe ou óleo de linhaça. Completar a dieta com multivitamínicos é outra opção a considerar, tendo em vista que ao seguir um regime alimentar fica complicado assegurar que as doses apropriadas desses nutrientes sejam consumidas. Escolha um medicamento que ofereça as vitaminas A, do complexo B, C, E e K, que são fundamentais para a saúde da pele, e não deixe de conversar o seu médico de confiança para escolher o suplemento mais adequado a você e sua saúde.

Além disso, é importante incluir frutas e vegetais que possuem antioxidantes e alimentos como tomate, coco e pepino, que contribuem para a elasticidade da pele. Outra boa alternativa é a beterraba, que contém um carotenoide chamado licopeno, que aumenta a produção de colágeno e evita a flacidez na pele. É aconselhável incluir soja, vegetais de coloração verde escura, frutos do mar, nozes sem sal e alimentos ricos em vitamina C para aumentar o colágeno da pele e fortalecer a sua elasticidade. Também é essencial consumir uma alta quantidade de proteínas na dieta. Esse nutriente é responsável pelo crescimento e reparação dos músculos e a sua ingestão elevada ajudará na prevenção de perda de massa magra. Queijo cottage, carnes magras e nozes são uma fonte de proteínas interessantes porque possuem o aminoácido (substância que faz parte da composição das proteínas) leucina, que ao ser aliado com a dieta e os exercícios físicos ajuda a obter uma tonificação muscular mais acelerada e a firmar a pele flácida. Para quem tem mais de 40 anos, a opção poder ser tomar um suplemento que contenha o aminoácido. Em relação à frequência das refeições, a orientação é comer pequenas porções várias vezes ao dia, no lugar de se alimentar com grandes quantidades de comida em poucas ocasiões. Isso porque a primeira alternativa impedirá que o nível de açúcar no sangue oscile demais e aumentará o ritmo do metabolismo, fazendo com que mais gordura, em vez de massa muscular, seja queimada.


4. Beba bastante água
Beber uma boa quantidade de água todos os dias é importante porque a epiderme, a camada mais superficial da pele, é composta principalmente por água. Isso quer dizer que ingerir uma boa taxa do líquido ajuda a pele a ficar mais dura.
Por outro lado, a desidratação faz com que a pele perca a sua elasticidade. Pior ainda se você ficar desidratado por períodos muito longos, pois a pele pode não conseguir recuperar o que foi perdido.

 

5. Esfolie a sua pele
Esfoliar a pele diariamente com uma escova de cerdas estimula a circulação da pele, o que ajudará a levar os nutrientes essenciais até ela e a melhorar a qualidade de seu colágeno e elasticidade. Com isso, sua habilidade de acompanhar o ritmo do emagrecimento também será maior.
Outro fator que ajuda a melhorar a circulação da pele é receber toda semana uma massagem feita com movimentos de afloramento, que são realizados com a palma da mão e polpa dos dedos.

 

6. Evite o cigarro e a exposição ao sol
Tanto a utilização do cigarro quanto o hábito de se expor ao sol prejudicam a elasticidade da pele e diminuem a sua eficiência para acompanhar a eliminação de peso.

 

7. Espere
Realmente parece muito complicado ter que conviver com o excesso de pele durante um tempo, mas é possível que depois de determinado período ela diminua. Quem garante isso é o personal trainer Tom Venuto, que afirmou conhecer casos de pessoas que depois de um ou dois anos de terem eliminado bastante peso e que continuaram com os hábitos saudáveis, perderam a pele que estava sobrando no corpo.

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais