Cidadeverde.com

Prefeitura articula Vila Bairro Segurança baseado em experiência gaúcha

Imprimir

O projeto Vila Bairro Segurança, que está sendo formulado pela Prefeitura de Teresina a fim de trabalhar uma proposta multissetorial de segurança pública, recebeu a contribuição da experiência desenvolvida na cidade de Canoas (RS), em palestra realizada nesta terça-feira (28), na Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas).

O secretário de Segurança de Canoas, Alberto Kopittke, veio à Teresina para trazer a metodologia desenvolvida no município, que teve os índices de violência reduzidos a partir do projeto de segurança integrada.

Na oportunidade, foram expostos a metodologia e os resultados já obtidos na cidade gaúcha. Alberto explicou o desenvolvimento do projeto "Canoas pela Paz", em que foram integradas as forças de segurança, como a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil; órgãos de vigilância sanitária e Conselhos Tutelares.

"Nós desenvolvemos um grande mapeamento dos bares e casas noturnas, com foco nos adolescentes. Nós percebemos que grande parte das ocorrências se devia ao consumo de bebida alcoólica e começamos a trabalhar nisso. O resultado foi muito positivo", comentou o gestor gaúcho.

Segundo a secretária-executiva da Semtcas, Mauricéia Alves, essa parceria é importante para somar novas ideias ao projeto. "Nós temos a alegria de receber em nossa cidade um exemplo de sucesso na segurança pública. Essa é uma experiência reconhecida nacionalmente, e que provocou grande redução nos índices de violência, protegendo assim, a juventude”, disse a secretária-executiva.

O secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, engrandeceu a participação do secretário de segurança e sua contribuição para o programa.“Essa iniciativa é um importante passo para promover a pacificação diária da cidade, através de um planejamento estratégico que abrange diversas áreas que contribuem para o incentivo à cidadania. Estamos desenvolvendo um projeto de grande relevância para a população e que vai surtir efeitos bastante positivos”, finaliza Samuel Silveira.

Também nesta terça-feira, Alberto Kopittke se reuniu com membros da Guarda Municipal e integrantes das polícias militar e civil para dialogar o planejamento da integração do projeto a ser desenvolvido em Teresina.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais