Cidadeverde.com

Nobel dá prazo para Bob Dylan decidir se quer prêmio

Imprimir

A Academia Sueca advertiu o vencedor do Nobel de Literatura Bob Dylan que ele tem até 10 de junho para apresentar o discurso de aceitação, caso deseje receber o dinheiro da premiação. O cantor e compositor americano não compareceu à cerimônia solene de entrega do prêmio, em 10 de dezembro de 2016, e enviou apenas um texto de agradecimento.

A Academia sueca, que concede o Nobel, espera um discurso de aceitação formal, que abriria o caminho para a entrega de parte do prêmio do vencedor: 8 milhões coroas, o equivalente a R$ 2, 8 milhões.

O discurso, chamado de "conferência/palestra Nobel", pode ser feito em qualquer formato, inclusive uma transmissão por vídeo ou uma canção.

"Não tivemos nenhuma conversa por telefone com Bob Dylan nos últimos meses. Dylan sabe que deve fazer uma conferência Nobel até 10 de junho, no mais tardar, para receber o pagamento", escreveu a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, em seu blog. "O que ele decidir fazer é um problema dele".

O artista tem três shows agendados na Suécia, dois deles em Estocolmo, nos dias 1º e 2 de abril, e outro em Lund, no dia 9 — de acordo com Sara, programados muito antes do anúncio do Nobel.

Apesar da hesitação, Bob Dylan vai permanecer como o vencedor do Nobel de Literatura de 2016, independentemente da aceitação formal.

"No que diz respeito à Academia Sueca, está claro que o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura é Bob Dylan e mais ninguém", destacou a secretária.

Primeiro cantor e compositor a receber o prêmio, Dylan só reagiu ao anúncio do prêmio duas semanas depois. O artista não apresentou explicações sobre sua ausência na cerimônia, mas enviou um discurso de agradecimento no qual dizia estar "honrado por receber um prêmio tão prestigioso".

Antes de Bob Dylan, outros premiados — como Doris Lessing, Harold Pinter ou Elfriede Jelinek — não compareceram a Estocolmo, mas realizaram a "conferência/palestra Nobel".

 

Fonte: O Globo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais