Cidadeverde.com

Concurso de cartórios já dura quatro anos e 25 mandados barram nomeações no TJ

Imprimir

O concurso dos cartórios no Piauí virou um problema judicial. Já se passaram quatro anos da realização do certame e o Tribunal de Justiça do Estado não tem ainda uma definição sobre o concurso. Nesta segunda-feira (3) houve uma reunião da comissão que acompanha os processos judiciais.

O desembargador Fernando Carvalho Mendes, que presidente a comissão do concurso, falou ao Cidadeverde.com que existem cerca de 25 mandados de segurança de candidatos de todo o País questionando o concurso. 

Mais de 1.700 candidatos foram inscritos no concurso de Atividade Notarial e de Registro do Estado e ofertou 290 vagas. O teste foi realizado no ano de 2013. Mais de 480 candidatos estão no páreo pelas vagas de cartórios. 

O concurso de cartório está suspenso por determinação de uma liminar do Tribunal de Justiça.

“A liminar suspendeu a homologação do resultado final do concurso por que existem vários mandados de segurança em tramitação no Tribunal de Justiça do Piauí. Os candidatos questionam pontuação na etapa de prova de títulos”, informou Fernando Mendes. 

Foram realizadas seis etapas e alguns candidatos ficaram insatisfeitos com análise de currículo e questionaram o concurso na justiça e querem mais pontuação.

“Daqui para maio ou junho vamos ter uma definição. A demora se deve aos mandados. Não é da parte da Comissão e nem da empresa contratada são os recursos e mais recursos porque os candidatos sempre estão achando que há um equivoco na correção das provas”, ressaltou o desembargador.

Fernando Mendes esclareceu ainda que os candidatos acionaram vários recursos no Tribunal de Justiça do Piauí, na justiça federal, no CNJ, até os  cartório ingressaram com ação no Supremo.

A proposta é do TJ/PI fazer um mutirão para julgar todos os mandados e dar uma posição sobre o teste. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais