Cidadeverde.com

Evangelina Rosa conta com um moderno serviço de vacinação

Imprimir

A Maternidade Dona Evangelina Rosa sai na frente, sendo o primeiro hospital da rede pública a adquirir câmaras frias para acondicionamento adequado das vacinas, dentro dos padrões de exigências nacionais. A sala de vacinas dispõe de alta tecnologia em rede de frio, o que permite a conservação das vacinas com total segurança.

Segundo a médica Francisca Lopes, diretora do Instituto de Perinatologia, a câmara de conservação de vacinas da maternidade possui registro no Ministério da Saúde (ANVISA). “O armazenamento adequado das vacinas é de grande importância para a qualidade e a câmara de conservação é essencial. A câmara ajuda a manter a temperatura ideal e constante, independente da temperatura ambiente, deve também conter aviso de falta de energia com sinal de alarme e possuir gerador próprio, em casos de falta de energia para garantir a manutenção da temperatura interna e a conservação das vacinas”, explica.

Na sala de vacinação é importante que todos os procedimentos desenvolvidos promovam a máxima segurança, reduzindo o risco de contaminação para os indivíduos vacinados e também para a equipe de vacinação. Dessa forma os profissionais que atuam na sala de vacinas da unidade de saúde são altamente qualificados, sendo um médico infectologista e um enfermeiro, responsáveis técnicos pelo serviço.

“Nossa sala de vacinas possui todas as vacinas que a rede pública fornece além de outras que não fazem parte do calendário oficial do Ministério da Saúde”, destaca a médica Francisca Lopes, acrescentando que “a vacinação é fundamental para a saúde do ser humano, por isso é tão importante que todos se preocupem em tomá-las e nas datas corretas”.

A vacinação é um dos principais métodos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus e bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças. E para que isto aconteça de forma adequada, elas devem ser aplicadas em determinadas idades, de acordo com o calendário de vacinação.

A sala de vacina da Maternidade atende em horário amplo, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinamader