Cidadeverde.com

Piauí Destinos: Governo lança guia e aplicativo turístico do Estado

Imprimir

Um guia para as belezas naturais e culturais do Piauí já está disponível para os interessados em conhecer melhor o Estado. O guia e aplicativo “Piauí Destino”, lançado nesta quinta-feira (6), traz dezessete cidades piauienses e destaca suas potencialidades a fim de fornecer informações importantes para quem for visitá-las.  

A edição é trilíngue: além do português, os tópicos estão em inglês e espanhol.  Informações de “como chegar até a cidade”, eventos tradicionais, praias, parques, açudes e culinária típica fazem parte do guia turístico.  Contatos úteis como polícia militar, hospitais, delegacia e associações também são encontradas no guia. 

Até uma “Pequena Enciclopédia de Piauiensidades” orienta os turistas a entender melhor as expressões usadas no cotidiano piauiense como, por exemplo, “bonito pra chover”, “bregueço”, “curica”, fela da gaita”, “oramarrapaz” e “mais fraco que caldo de peteca”. 

O coordenador de Comunicação do Estado, João Rodrigues Filho, explica que a iniciativa visa facilitar a divulgação das belezas piauienses. “A Coordenadoria de Comunicação tem como premissa divulgar as coisas positivas do Piauí. O nosso estado tem um potencial enorme no turismo, do litoral ao extremo sul, e é importante que todos saibam”, descreve.

O guia foi dividido em quatro grandes destinos:

 
1. Litoral, que contempla as cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia;
 
2. Serras e Parques, com Piracuruca, Pedro II, Castelo do Piauí, Caracol, São Raimundo Nonato e Piripiri;
 
3. Cultura e Religiosidade, que inclui Campo Maior, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres, Amarante, Floriano e Picos, e
 
4. Capital, que aborda Teresina.
 

A publicação tem ainda um mapa com as cidades listadas e as principais rodovias que cortam o estado. O guia será distribuído gratuitamente pela Secretaria de Estado do Turismo em campanhas voltadas para os turistas e também em estabelecimentos que fazem parte do trade turístico. Já o aplicativo está disponível para download nas lojas onlines para smartphones e android.  

O diretor de Jornalismo da CCom, Allisson Bacelar, comenta que o aplicativo visa facilitar a vida do turista, que poderá acessá-lo facilmente. “A princípio, estão disponíveis dados sobre os municípios que estão no guia e a opção de traçar o rota até estas cidades. Já estamos pensando também nas próximas atualizações onde estão previstos, entre outras coisas, a colaboração do usuário, que poderá mandar comentários, fotos e vídeos dos lugares onde ele passar. Como o aplicativo é mais flexível, futuramente, também serão adicionados mais municípios”, adianta. 

Confira aqui a edição impressa do guia. 


Carlienne Carpaso
[email protected]
Com informações  do Governo do Piauí  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais