Cidadeverde.com

Idealizador da capoterapia forma profissionais e reúne multidão no Teatro João Paulo II

Imprimir

Um flashmob, literalmente, parou um supermercado em Teresina. A performance foi comandada pelo idealizador da capoterapia no Brasil, mestre Gilvan de Andrade, que está em Teresina ministrando um curso de capacitação e também de formação de 46 novos profissionais no Estado.  

A modalidade se apropria de movimentos tradicionais da capoeira que são adaptados, respeitando a condição física dos praticantes. A terapia alternativa, também conhecida como capoeira inclusiva, é indicada para todas as idades. Em todo o país há pelo menos 50 mil adeptos.

"O flashmob ocorreu dentro de um supermercado e foi um sucesso...as pessoas pararam um pouquinho as compras, deixaram as sacolas de lado e entraram na capoterapia. Os idosos são nosso público-alvo, mas todo mundo pode participar. Com o nosso trabalho estamos devolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida das pessoas", disse Márcio Célio, que é capoterapeuta há nove anos e diretor municipal da modalidade em Teresina.

Outro ponto alto do evento foi um aulão inaugural na frente do Teatro Municipal João Paulo II, com mais de 500 participantes da comunidade que entraram na ginga da capoterapia, embalados pelo som do berimbau, pandeiro e cantigas de roda. 

"O evento fortalece a comunidade do Teatro, bem como esse grupo de profissionais que está mudando a história de muitas pessoas através da capoterapia, uma atividade que proporciona bem estar aos praticantes, sejam estes crianças, adultos ou idosos. Ter o embaixador e criador da capoterapia no Brasil na nossa Casa é um privilégio... na abertura, conseguimos mobilizar mais de 500 pessoas em uma aulão, trazendo de volta a comunidade do Grande Dirceu para o Teatro", disse Sidh Ribeiro que esteve presente no evento, bem como o secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira. 

Ao todo, capoterapeutas de cinco estados e também do interior do Piauí participam de um curso de capacitação que termina neste domingo (23) e teve duração de três dias. O evento acontece no Teatro Municipal João Paulo II por meio de parceria com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O encerramento será às 16h com apresentação dos capoterapeutas e entrega de certificados.

"O curso foi de capacitação e também de formação de novos capoterapeutas que estarão aptos a atuar no mercado de trabalho", reitera Márcio Célio.

Márcio Célio e o mestre Gilvan

"Esse momento é único para capoterapia. Esse grupo de docentes que está entrando agora vai dá um grande resultado na expansão do projeto. O evento está sendo um sucesso e já estamos marcando um próximo grande encontro para o mês de novembro", comemora o mestre Gilvan.

Márcio Célio, diretor municipal da capoterapia em Teresina, ressalta que mais de cem capoterapeutas participaram das palestras e aulas práticas. Ele conta ainda que, em Teresina, a modalidade é desenvolvida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em escolas, hospitais e espaços públicos como praças. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais