Cidadeverde.com

Governo cria grupo para evitar colapso no abastecimento d'água no Piauí

Imprimir

O Governo do Estado criou um grupo para evitar o colapso no abastecimento d'água no Piauí. O secretário de Governo, Merlong Solano, explica que a ação é preventiva e reunirá órgãos dos governos estadual e federal. Apesar das chuvas que caíram recentemente no Piauí, o volume de água não foi suficiente para encher os reservatórios. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), das 25 represas do Estado apenas o açude Caldeirão, em Piripiri, sangrou.

"Esse grupo visa adotar providências que venham desde já nos preparar para o enfrentamento da seca. Existe região do Piauí onde já está havendo problema, como por exemplo, em São Raimundo Nonato, a barragem Petrônio Portella estava apenas com 8% do volume ocupado. A barragem do açude Joana, praticamente, não absorveu água. Já há uma série de ações em andamento, mas o governador tomou atitude de compor um grupo de trabalho com o Insituito das Águas, Agespisa, secretaria de Meio Ambiente...É uma série de ações que vão desde a comunicação (campanha para evitar o desperdício), produção e até a repressão ao desvio de água", disse Solano. 

O secretário de Governo ressalta ainda que, entre outras ações, o grupo vai fazer um diagnóstico da situação da seca no Estado e, caso necessário, vai recorrer ao Governo Federal.

"Será feito diagnóstico de onde temos e e de onde vamos ter problemas, as cidades onde a seca vai se agravar no segundo semestre para que possamos mobilizar recursos técnicos e financeiros e se houver situação decretação do estado de emergência vamos recorrer ao Governo Federal", finaliza Merlong Solano.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais