Cidadeverde.com

FMS conclama grávidas a tomarem vacina contra gripe

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina tem como meta vacinar contra a gripe 10.447 gestantes até o dia 26 de maio, quando a campanha nacional encerra. Até o momento apenas 1.783 grávidas compareceram aos postos de vacinação para tomar sua dose, o que equivale a 17,07% de cobertura vacinal.

“Esse é um grupo prioritário que, historicamente, menos vacina. É muito importante a grávida se vacinar, afinal ela vai estar se protegendo e protegendo seu bebê até os seis meses de vida”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A médica alerta para a importância da proteção contra a gripe para as gestantes. “Durante a gravidez ocorre uma depressão do sistema imunológico, o que torna a mulher mais suscetível a doenças. Além disso, devido ao crescimento da barriga, há uma dificuldade de expansão pulmonar. Todos estes fatores podem torná-la suscetível às complicações da gripe, como as pneumonias”, completa. A vacinação da mãe também garante a proteção do bebê, uma vez que há a transferência de anticorpos maternos para o feto por meio da placenta.

Nesta campanha, além das grávidas, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores devem se vacinar. 

A meta em Teresina é vacinar 20.901 crianças de seis meses a dois anos; 35.401 crianças de dois a quatro anos; 18.590 trabalhadores da Saúde; 1.718 puérperas; 70.401 idosos; 21.439 comorbidades. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais