Cidadeverde.com

Quase 200 famílias aguardam atendimento psiquiátrico no Caps

Cerca de 192 famílias aguardam uma marcação para atendimento psiquiátrico no Centro de Atenção Psicosocial (Caps) Norte. Evaldo é um dos pacientes que espera por um atendimento, que segundo ele foi marcado para abril, não aconteceu, e agora não tem data para acontecer. 

Há dois anos o filho de Evaldo foi diagnosticado com transtorno psicótico agudo polimorfo com sintomas esquizofrênicos. O garoto chegou a passar cinco meses internado no Hospital Areolino de Abreu. Quando foi para casa, começou o tratamento com o psiquiatra do Caps. O médico atualiza a receita a cada três meses e a família recebe os remédios na farmácia de medicamentos excepcionais. Só que sem uma nova prescrição ele não tem como pedir o remédio para os próximos meses.

"A informação que me deram no Caps é que só pode preencher esse documento o médico que assiste ele, no caso a pessoa que vai substituir a que saiu. Só que eles não tem previsão. O que me diosseram é que não tem uma data", explicou Evaldo.

A reportagem da TV Cidade Verde esteve no local e detectou que a médica que atendia saiu em janeiro, depois que a Prefeitura determinou o afastamento de todos os substitutos. A médica que assumiu pediu remoção dois meses depois para outra unidade da Fundação Municipal de Saúde e os pacientes não puderam ser remanejados para os outros três psiquiatras do Caps Norte porquê cada um deles já atende 200 pacientes.

Segundo funcionários do Caps que não quiseram gravar entrevista. Um novo profissional está sendo esperado para esta terça-feira (16), Ele vai redefinir o horário de atendimento e as consultas serão reagendadas. A fundação se pronunciou por meio de nota informando que o processo seletivo para contratar profissionais já foi definido.

Leia a nota na íntegra:

A direção do CAPS  Norte informa que não está faltando médico psiquiatra para atendimento dos pacientes.Mesmo com a aposentadoria de um profissional a direção remanejou os pacientes para outros profissionais.E a Fundação Municipal de Saúde vai realizar processo seletivo para contratação de servidores da saúde que irão atuar na substituição de efetivos que se afastarem das funções por férias ou outros motivos.

Reportagem de Indira Gomes
Rayldo Pereira (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais