Cidadeverde.com

Juiz Heliomar Rios reage e diz que medida quer extinguir Vara Agrária

Imprimir


O juiz Heliomar Rios Ferreira, titular da Vara Agrária em Bom Jesus, reagiu com indignação à notícia de que a unidade judiciária não será mais transferida para Teresina. 

Segundo Heliomar Rios – que foi o primeiro juiz da Vara Agrária do Estado – a medida faz parte de uma ação para extinguir o setor e fez desabafo: “É desestimulante saber dessa notícia. É triste”, disse o magistrado que faz história na unidade criada em 2012. 

“Do jeito que estar, a vara vai se acabar por si só e os processos retornam para a cidade de origem. Talvez seja isso que vai acontecer. É desestimulante saber dessa notícia (não haverá mais transferência). É triste. Mas, vou cumprir meu papel até o fim”, desabafou o juiz que falou com o Cidadeverde.com por telefone.

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa fez discussão sobre a transferência da Vara Agrária para Teresina. O Cidadeverde.com teve informações de que o Tribunal de Justiça recuou na medida e pediu o arquivamento do processo.

No combate a grilagem de terras, Heliomar Rios, já recebeu várias ameaças de morte. Ele chegou a andar 24horas escoltado e com carro blindado.

O magistrado defende que a vara seja transferida para Teresina. A sua defesa é que a unidade na capital terá mais estrutura, agilidade nos processos e fica mais próximo das instituições. As principais lideranças no Sul do Estado são contra a proposta de mudança da vara.

Heliomar Rios informou ainda que a vara atua com três pessoas – um servidor efetivo, um assessor e um oficial de gabinete. Segundo ele, para o funcionamento eficiente da vara precisaria no mínimo de sete servidores. 

“Pelo jeito vai ficar do mesmo jeito, sem estrutura, sem nada”. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais