Cidadeverde.com

Joesley Batista emite nota em nome de JBS e pede desculpas aos brasileiros

Imprimir

Algumas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar a divulgação do áudio em que o empresário Joesley Batista aparece conversando com o presidente Michel Temer, nesta quinta-feira (18), uma nota à imprensa em nome da JBS foi apresentada.O texto do proprietário do frigorífico admite as irregularidades cometidas e pede desculpas aos brasileiros.

Nos diálogos gravados pelo empresário e apresentado em suadelação, Joesley Batista revela pagamentos indevidos a agentes públicos e lamenta as relações de suas empresas com autoridades.

“Não honramos nossos valores quando tivemos que interagir, em diversos momentos, com o Poder Público brasileiro. E não nos orgulhamos disso. Nosso espírito empreendedor e a imensa vontade de realizar, quando deparados com um sistema brasileiro que muitas vezes cria dificuldades para vender facilidades, nos levaram a optar por pagamentos indevidos a agentes públicos”, informou em nota.

A conversa gravada entre o proprietário da companhia alimentícia e Temer tem pouco menos de 40 minutos, e o diálogo gira em torno do cenário político, avanços na economia e a situação do ex-deputado Eduardo Cunha, preso na Operação Lava Jato.

Joesley também declara no documento que as mudanças no país também refletiram nas mudanças da empresa. “Por isso estamos indo além do pedido de desculpas. Assumimos aqui um compromisso público de sermos intolerantes e intransigentes com a corrupção.”

O texto também confirma que foram assinados acordos que cooperam com o Ministério Público. “Pedimos desculpas a todos os brasileiros e a todos que decepcionamos, que acreditam e torcem por nós. Enfrentaremos esse difícil momento com humildade e o superaremos acordando cedo e trabalhando muito”, conclui o empresário.

Veja a íntegra da nota enviada pela JBS:

"Erramos e pedimos desculpas.

Não honramos nossos valores quando tivemos que interagir, em diversos momentos, com o Poder Público brasileiro. E não nos orgulhamos disso.

Nosso espírito empreendedor e a imensa vontade de realizar, quando deparados com um sistema brasileiro que muitas vezes cria dificuldades para vender facilidades, nos levaram a optar por pagamentos indevidos a agentes públicos.

Ainda que nós possamos ter explicações para o que fizemos, não temos justificativas.

Em outros países fora do Brasil, fomos capazes de expandir nossos negócios sem transgredir valores éticos.

Assim construímos um grupo empresarial gerador de mais de 270 mil empregos diretos, com times extraordinários e competentes, que operam 300 fábricas em cinco continentes e oferecem mundialmente produtos de qualidade.

O Brasil mudou, e nós mudamos com ele. Por isso estamos indo além do pedido de desculpas. Assumimos aqui um Compromisso Público de sermos intolerantes e intransigentes com a corrupção.

Assinamos acordos com o Ministério Público. Concordamos em participar de alguns dos mais incisivos mecanismos de investigação existentes e nos colocamos à disposição da Justiça para expor, com clareza, a corrupção das estruturas do Estado brasileiro.

Pedimos desculpas a todos os brasileiros e a todos que decepcionamos, que acreditam e torcem por nós.

Enfrentaremos esse difícil momento com humildade e o superaremos acordando cedo e trabalhando muito.

Joesley Batista"

Áudio

A gravação liberada pelo STF conta, na íntegra, a conversa entre Temer e Joesley. O arquivo foi usado como prova na delação premiada do empresário à Procuradoria-Geral da República.

Aos 10 minutos e 15 segundos, é possível ouvir Joesley falando: “Eu, dentro do possível, fiz o máximo que deu ali, zerei tudo do que tinha de alguma pendência”. Pouco depois, aos 11’15”, o empresário diz: “O negócio dos vazamentos… o telefone lá do Eduardo com o Geddel. Volta e meia citavam alguma coisa meio tangenciando a nós, a não sei o que. Eu estou lá me defendendo”.

Um dos trechos mais polêmicos pode ser ouvido na faixa de 11’30”. O dono da JBS fala ao presidente: “O que eu mais ou menos estou fazendo até agora? Eu estou de bem com o Eduardo…” e é interrompido por Temer, que diz: “Tem que manter isso, viu?”.

O presidente da República já anunciou, antes do áudio ser divulgado, que não iria renunciar o cargo.


Fonte: IG e G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais