Cidadeverde.com

Campanha de vacinação contra gripe segue até próxima sexta (26)

Imprimir

A Campanha Nacional de Imunização contra Influenza será encerrada na próxima sexta-feira (26). Em Teresina, cerca de 90.466 pessoas já foram vacinadas contra a gripe, representando um total de 53,2% de cobertura vacinal.

Em boletim divulgado na última sexta-feira (19), Teresina já havia registrado a vacinação em 36.274 idosos, 608 puérperas, 4.074 gestantes, 11.567 trabalhadores de saúde, 19.855 crianças, 12.763 pessoas com comorbidades, 4.990 professores, 215 pessoas privadas de liberdade e 120 funcionários do sistema prisional foram vacinados contra gripe.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e busca reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até óbitos. 

Público-alvo 
 
A campanha tem como público-alvo grávidas, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores devem se vacinar.
 

Contraindicações

As contraindicações são apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
 
“Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se também adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, ressalta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

 
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais