Cidadeverde.com

Sérgio Cabral e presos da Lava-Jato são transferidos para presídio em Benfica

Imprimir


O ex-governador Sérgio Cabral foi transferido para Benfica Foto: Reprodução
O ex-governador Sérgio Cabral foi transferido para Benfica Foto: Reprodução

O ex-governador Sérgio Cabral e os demais presos na Operação Lava-jato no Rio foram transferidos para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, na manhã deste domingo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os 146 presos da unidade foram levados em nove viaturas Grupamento do Serviço de Escolta (GSE). Eles estavam na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, Bangu 8, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste. Dos presos, 53 são de nível superior - incluindo Cabral - e 93 respondem por falta de pagamento de pensão alimentícia.

 

A transferência do ex-governador Sérgio Cabral e dos demais presos na Operação Lava-jato no Rio para a Cadeia Pública José Frederico Marques havia sido proibida pela Vara de Execuções Penais (VEP), na última quarta-feira até que uma câmera de ângulo frontal no controle de acesso ao presídio fosse instalada. A necessidade havia sido verificada durante uma vistoria de equipe da VEP no presídio. Segundo a Seap, a câmera foi instalada na tarde do mesmo dia.

Na cadeia pública José Frederico Marques, funcionava o Batalhão Especial Prisional (BEP). No total, 53 câmeras irão monitorar a unidade 24 horas por dia.

"A nova unidade prisional é monitorada 24 horas por dia através de câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, entre outros. Ao todo são 53 câmeras, incluindo a que dá acesso a portaria principal, conforme solicitado pela Vara de Execuções Penais, VEP", diz nota da SEAP.

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) negou que haverá uma nova fiscalização específica para a verificação da instalação da última câmera. Segundo o TJ-RJ, as vistorias da VEP são regulares nos presídios, assim como será no presídio de Benfica.

"As vistorias são permanentes em todas as unidades. As visitas às unidades ocorrem reiteradamente", disse o juiz, em nota.

O presídio de Benfica passou por uma reforma feita pelos presos do regime semiaberto com benefício de trabalho extra-muros, ou seja, os que têm autorização para sair para trabalhar. A cada três dias de trabalho eles garantem um dia a menos de pena.

 

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais