Cidadeverde.com

Após operação Real, Eletrobras disponibiliza padrão de caixa de energia

Imprimir

Após operação Real em um condomínio de luxo de Teresina, em que conduziu alguns proprietários de imóveis à delegacia por não terem medidores de energia em suas residências, a Eletrobras Piauí disponibiliza em sua página na internet, o modelo padrão de entrada de energia elétrica. Os condôminos reclamaram da falta de meios acessíveis para orientar os consumidores.

A Eletrobras informa que além do atendimento convencional realizado nas agências de atendimento, o cliente vai poder visualizar no site www.eletrobraspiaui.com as informações e saber tudo o que é necessário para a montagem do padrão de entrada correto e, com isso, evitar atrasos na ligação.

Pela nova ferramenta, de forma simples, o cliente informa a localização do seu imóvel - se do mesmo lado ou do lado oposto à rede de distribuição de energia elétrica da Distribuidora e do medidor de energia - que poderá ser instalado na parede em casos de imóveis sem muro, situados no limite da calçada, no poste auxiliar (em situações de imóveis com muro) ou no próprio muro do imóvel. Ao prestar as duas informações, de maneira dinâmica e interativa, o cliente será apresentado ao seu padrão correto de ligação, detalhando cada uma das etapas necessárias para a construção adequada.

Segundo levantamento realizado pelo departamento de Serviços Técnicos Comerciais da Distribuidora, muitos pedidos de ligação são reprovados por erro técnico. Isso ocorre porque o consumidor quase sempre recorre a profissionais não habilitados que desconhecem o padrão adotado pela Eletrobras. Ao fiscalizar o imóvel, os técnicos encontram os componentes dispostos fora do padrão exigido.

De acordo com o gerente do Departamento de Serviços, Adail Viana, o padrão admitido segundo as regras adotadas pela empresa compreende o poste/pontalete, armações com isoladores, caixa de medição, dispositivo de proteção, aterramento, caixa de inspeção do aterramento, e ferragens, de forma a permitir a ligação da unidade consumidora à rede de energia elétrica. “A aquisição desse material é de responsabilidade do consumidor”, acrescentou.

Adail explica que a unidade consumidora cujo padrão de entrada não esteja em conformidade com as normas técnicas adotadas, não será ligada pela Eletrobras. “No ato da reprovação, o consumidor é orientado a realizar os ajustes necessários e, caso haja mais de uma visita técnica à unidade consumidora, será cobrado uma taxa por cada revisita”, alertou.

Convênio para profissionalização de eletricistas

O Gerente destacou que a Eletrobras Piauí, por meio de convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PI,) está investindo na formação de profissionais eletricistas, prediais e residenciais. O objetivo, segundo Adail, é aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre o padrão para ligação de consumidores em Baixa Tensão. 

“É importante que os clientes procurem orientação antes de iniciar os serviços e só contratar pessoas habilitadas”, finalizou Adail.

Para fazer novas ligações ou adaptações de energia elétrica fique atento ao padrão de entrada. Procure nossos postos de atendimento ou visite www.eletrobraspiaui.com.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais