Cidadeverde.com

Candidatos cassados têm 48h para indicar substitutos

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí informou que os candidatos que venham a ser cassados em instância superior terão até 48 horas antes das eleições para comunicar o nome dos substitutos.O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral é obrigatório para que os dados dos novos candidatos sejam inseridos nas urnas com a foto e nome dos pretendentes ao cargo.

Alguns municípios do Estado que ainda aguardam a decisão do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) já estão se preparando para possíveis cassações e se organizam para lançar novos nomes. No município de São Julião, por exemplo, o candidato Aluísio Luz, que teve candidatura cassada no TRE será substituído pelo ex-presidente da APPM, Carlos Alberto Alencar, o Carlão.

A candidatura de Aluísio Luz foi indeferida pelos juízes eleitorais do Piauí, que entenderam que sua participação política do município configuraria o terceiro mandato familiar. O irmão dele, Edilberto Luz, já havia exercido o cargo de vice-prefeito na gestão de Carlão e assumiu a prefeitura quando este último renunciou ao cargo. Edilberto Luz ainda tentou a reeleição, mas perdeu nas urnas. Ele entrou com uma ação na Justiça e conseguiu passar 11 dias na prefeitura, fato que inviabilizou a candidatura do irmão em 2008.

Na cidade de São Raimundo Nonato já existe um acordo firmado e que teve inclusive a intermediação do governador Wellington Dias(PT). Caso o candidato padre Herculano seja cassado pelo TSE, por rejeição de contas públicas, ele será substituído pelo Dr. Isaías, irmão do deputado estadual Hélio Isaías(PTB). A parceria firmada entre os candidatos continuará mesmo que a candidatura seja mantida e então Dr. Isaías apoiará Herculano.

 
Záira Amorim e Yala Sena
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: