Cidadeverde.com

Mais de seis mil alunos são beneficiados com Cheque Livro

Imprimir


Visando incentivar o acesso a cultura e a prática da leitura, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizou a entrega do Cheques livro aos alunos da rede pública de ensino, ferramenta que garante acesso aos livros comerciados na 15ª edição do Salão do Livro do Piauí - Salipi. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (5) na Universidade Federal do Piauí, com a presença do Governador Wellington Dias, da secretária de educação, Rejane Dias, do Reitor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e demais autoridades. 

Os benefícios serão entregues aos 6.700 alunos e professores da rede estadual de ensino e permite a cada cheque livro, correspondente a R$ 15, a aquisição de livros de acordo com seu interesse comercializados no Salão do Livro do Piauí.

"Estamos beneficiando mais de 6 mil alunos, enquanto Secretaria de Educação, com o "Cheque Livro" que visa garantir o acesso aos livros comercializados no Salipi. Este ano estamos disponibilizando cerca de 200 mil reais, e através deste recurso o aluno terá o cheque no valor de R$ 15 para adquirir o livro desejado. Os nossos professores também terão acesso a feira em mesas temáticas e palestras trocando experiências para levar a sala de aula. O mais importante é incentivar a leitura e através dela o ensino e aprendizagem", disse a secretaria Rejane Dias. 

Já para os profissionais de educação, além da aquisição do Cheque-livro, a SEDUC realizou as inscrições de 1.658 professores da rede estadual permitindo o acesso às palestras, mesas redondas e mesas temáticas na feira. A Seduc realizou investimento total de 200 mil reais, fomentando a participação dos estudantes no Salipi.

"Esse momento é um misto de educação e cultura. A parceria que o estado, município e universidade é importante porque faz um casamento beneficiando diretamente os alunos, visto aqui com a preparação para o Enem junto ao Salipi. Estamos felizes por garantir aos alunos da rede pública aquisição de livros, com o Cheque-livro, uma novidade que nos anima muito", ressaltou o governador Wellington Dias.

Participaram da entrega dos Cheques Livro os alunos da rede estadual de educação do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa e do CETI Pinheiro Machado. "Com o cheque poderemos conhecer livros novos, e é importante para ampliar o nosso conhecimento e o desenvolvimento do projeto de leitura realizado pela escola", disse a aluna do 3º ano do CEMTI, Lara Campelo. 

Os alunos poderão participar ainda do espaço ?De Olho no Enem?, com revisões voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos alunos das escolas públicas escolhidas pela coordenação do evento. A equipe de professores irá ministrar aulas de segunda (5) a quinta (8), das 15h às 18h20, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Incentivo a Leitura

Trabalhando formas de incentivo a leitura o CETI desenvolve há três anos o Projeto de Leitura, ferramenta pedagógica de incentivo à produção literária por meio de livros. A diretora Djanira Alencar afirmou que os alunos se empolgaram com a iniciativa da Seduc para adquirir os livros.

"Participar do Salipi é um momento ímpar para a nossa escola que já vem desenvolvendo um trabalho incentivando a leitura com o ?Projeto de Leitura?. Com o Cheque Livro a Seduc traz aos alunos da rede estadual a oportunidade de adquirir esses livros e ampliar o leque de leitura deles. É de suma importância ampliar a prática dos alunos na leitura e isso reflete na sala de aula", disse a diretora.

A secretária Rejane Dias afirmou que a Seduc tem buscado o incentivo de projetos nas escolas que aproxima os alunos da produção literária.

"Temos muito projetos interessantes com alunos motivados e produzindo textos, livros e até academias de letras dentro das escolas, que é uma iniciativa dos professores e alunos. Queremos que cada vez mais isto seja trabalhado nas nossas escolas pois a leitura, a aprendizagem, os avanços nos indicadores da educação andam entrelaçados", completou a secretaria.

Para Guilherme Rodrigues, aluno do 3º ano, o cheque livro é mais um estimulo ao incentivo a leitura além do projeto "A escola cada vez mais nos trazendo a este tipo de projeto só tem a engrandecer, facilitando o acesso aos livros com a ampliação da biblioteca, acesso aos livros didáticos para que possamos nos preparar", finaliza.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais