Cidadeverde.com

Queda nas vendas no comércio no Piauí chega a 5% em abril

Imprimir

Em entrevista à Rádio Cidade Verde, nesta quarta-feira (14), o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, lamentou a queda na receita nominal de vendas do comercio varejista no Piauí, registrada em abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação negativa chegou a 5,1% em relação ao ano passado. 

No programa Cidade Verde Notícias, Tertulino Passos comentou que houve uma reação do comércio no Dia das Mães, com crescimento de 2% em termos nominais. Mas o mesmo não ocorreu no último 12 de junho. 

O reflexo disso é notado no aumento do desemprego. "Você tem mais prejuízos. Isso vai refletir em postos de trabalho, porque quando você tem perda de venda você não tem como segurar toda aquela estrutura do estabelecimento comercial funcionando", explicou Passos. 

O presidente do Sindilojas apresentou números da redução de funcionários nos estabelecimentos de Teresina. "Maioria das lojas tinha em torno de 27 empregados e hoje tem 19 em relação o mesmo período do ano passado". 

O presidente do Sindicato usou os dados para reforçar a crítica aos decretos de pontos facultativos do Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina. Com a saída de servidores públicos para o interior e outros estados, o poder público perde 25% do  ICMS gerado pelas vendas no período, segundo Tertulino Passos. 

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais