Cidadeverde.com

Militante do grupo GPTrans é destaque na série '#ElasTransformam'

Imprimir

A secretária-geral do GPTrans (Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis), Maria Laura dos Reis foi uma das homenageadas pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos na série de reportagens "#ElasTransformam".  A série mostra a força de ativistas que ajudam a construir um país melhor e mais igualitário.

Maria agradeceu a publicação e compartilhou em suas redes sociais o texto com a mensagem: "Eu acredito em mundo onde sejamos todas respeitas em nossas individualidades. Enquanto tiver forças, lutarei contra toda e qualquer forma de discriminação. Agradeço ao Fundo Brasil de Direitos Humanos por incentivar nossas lutas. E assim vamos Caminhando por um mundo mais Igualitário [sic]".

O texto fala da trajetória de luta da ativista e sobre a militância de Maria Laura em busca de direitos iguais para os LGBT. Desde a infância, no bairro Mafrense, em Teresina (PI), Maria Laura não se identifica com o comportamento masculino. Quando era criança, não gostava das brincadeiras em geral associada aos meninos. Na adolescência, percebeu a sua identidade e também notou que para muitas famílias era uma vergonha ter travestis em casa.

Mas teve sorte e não sofreu discriminação entre os seus familiares. Não foi reprimida e sim encarada com naturalidade. O medo de que sofresse violência e preconceito, no entanto, existia. A família queria proteger Maria Laura das situações de violência que podem fazer parte da vida de uma travesti.

Ela cresceu inconformada com a segregação da população LGBT. Chega a sentir repugnância diante de uma situação discriminatória. Fica indignada ao ver pessoas expulsas de determinados espaços por manifestarem afeto umas com as outras. Não tolera que travestis e transexuais sejam violentadas e não tenham acesso à educação escolar e ao mercado de trabalho formal.

Então, Maria Laura milita para que isso não aconteça. No GPTrans, ao lado de outras ativistas, defende a promoção da cidadania; orienta sobre as possibilidades de acesso a políticas públicas; dialoga com os governos municipal e estadual; trabalha para a criação de mecanismos de inclusão; enfrenta as questões problemáticas em relação à segurança pública; atua nas áreas da saúde, justiça e direitos humanos.

Leia aqui a reportagem completa

Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.

A fundação atua como uma ponte entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais